Promover a conscientização e o estímulo à alimentação adequada e saudável, incentivar reflexões e práticas a partir de conexões entre aspectos culturais, sociais, ambientais e de saúde, e ampliar a autonomia das escolhas alimentares. Esses são alguns dos objetivos do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, que o Sesc São Paulo apresenta até 23 de outubro em todas as unidades do estado. É a sexta edição do projeto, que retorna com a programação presencial após dois anos, e com mais de 100 atividades gratuitas para todos os públicos. Há também atividades on-line. Em geral, as inscrições são realizadas no local, 30 minutos antes, mas em alguns casos é necessário se inscrever previamente pela internet, conforme o calendário das ações.
Dentre os convidados que abordam a relação do ser humano com a comida, destaque para a nutricionista e criadora do podcast Panela de Impressão, Elaine de Azevedo, o doutor em sociologia e fundador da Escola do Gosto, Carlos Alberto Dória, a cientista e historiadora Adriana Salay, do Quebrada Alimentada, a chef Bel Coelho e o líder comunitário na zona sul de São Paulo Thiago Vinicius, listado entre as jovens promessas mundiais da gastronomia no 50 Next, da revista britânica Restaurant, pela atuação na Agência Popular Solano Trindade e no restaurante Organicamente Rango.
Com atividades em diferentes formatos que abrangem os sete eixos que norteiam o Experimenta! Comida, Saúde e Cultura (conheça cada um mais abaixo), a programação deste ano aborda a sociedade, como a valorização dos alimentos in natura e minimamente processados, das culturas alimentares, da prática de cozinhar e das políticas públicas voltadas para o acesso a alimentação saudável para todos. As novas regras de rotulagem nutricional que entram em vigor neste mês de outubro também serão abordadas, assim como o combate à fome e insegurança alimentar no Brasil.
Dados do II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II VIGISAN) divulgados recentemente, informa que 33,1 milhões de pessoas no país não têm o que comer. E cerca de 58,7% dos brasileiros estão em situação de insegurança alimentar, ou seja, 125,2 milhões de pessoas não têm acesso regular e permanente a todas as refeições. O estudo foi desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN) em parceria com empresas e instituições como o Sesc São Paulo.
Além dos chefs e nutricionistas, a edição reúne engenheiros (agrônomo, de alimentos e florestal), agricultores, cientistas, biólogos, sociólogos, jornalistas, historiadores, pesquisadores e professores, ativistas e líderes comunitários, e ainda institutos, coletivos e ONGs.
Destaques na capital e na Grande São Paulo, de 19/10 até 23/10
24 de Maio
palestra
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E LONGEVIDADE
Informações para ampliar a autonomia nas escolhas alimentares apontando quais grupos devem ser priorizados no dia a dia, com o objetivo de prevenir doenças e promover a saúde. Com Jane Glebia.
22/10, sábado, das 11h às 12h30. Jardim da Piscina. Livre. Sem retirada de ingressos.
bate-papo
CHEF CONVIDA
Bate-papo sobre ingredientes e preparações de pratos típicos da culinária da Serra da Mantiqueira, com destaque para o trabalho dos produtores da região. Com Vitor Pompeu.
23/10, domingo, das 16h às 17h. Sem retirada de ingressos.
Avenida Paulista
bate-papo
COMIDA E LITERATURA
Bate-papo sobre a comida brasileira presente na nossa literatura e os diferentes sabores que fazem parte da obra de grandes autores nacionais como Mário de Andrade, Jorge Amado, Machado de Assis, Rachel de Queiroz e Carolina Maria de Jesus.
Com Max Jaques, Denise Godinho e Bel Moherdaui.
19/10, quarta, das 19h30 às 21h. Biblioteca. Livre. Inscrições na Central de Relacionamento 1 hora antes.
vivência
DEGUSTAÇÃO GUIADA: A DIVERSIDADE BRASILEIRA
O chef fará uma degustação guiada de ingredientes nacionais e abordará a riqueza da nossa biodiversidade. Compartilhará detalhes de cada ingrediente, sua forma de produção e seus diferentes usos no receituário brasileiro. Com Max Jaques.
20/10, quinta, das 20h às 21h30. Café/Terraço. Livre. Inscrições na Central de Relacionamento 1 hora antes.
Bom Retiro
exibição seguida de bate-papo
BIG FOOD: O PODER DA INDÚSTRIA DE ULTRAPROCESSADOS
Anderson dos Santos e Chica Santos, 2021, Brasil, 22’, documentário. Exibição do documentário seguida de bate-papo para discutir como as grandes corporações têm influenciado nossas escolhas alimentares, impactando a alimentação mundial e, consequentemente, a saúde e o meio-ambiente. Com Bel Coelho, O Joio e o Trigo e Idec. Mediação Mariana Thalacker.
20/10, quinta, das 18h às 20h. Teatro. 12 anos. Inscrições na Central de 14 Atendimento 1 hora antes.
oficina
MÃO NA MASSA!
Nesta oficina prática, o chef Ricardo Frugoli, criador e coordenador do projeto Pão do Povo da Rua, ensinará aos participantes a receita de um pão de fermentação rápida. Enquanto o pão fermenta e assa, o chef contará sobre as ações do projeto, sua criação, abrangência e importância na região central de São Paulo. Com Coletivo Pão do Povo da Rua.
22/10, sábado, das 14h às 16h. Sala de oficinas 1. 12 anos. Inscrições na Central de Atendimento 30 minutos antes.
Campo Limpo
vivência
COMER É MEDITAR COM OS SENTIDOS
Vivência sobre atenção plena ao comer. Reflexão e experiência prática com a valorização dos sentidos e do momento presente. Com João Motarelli.
22 e 23/10, sábado e domingo, das 14h às 14h30, das 14h30 às 15h, das 15h às 15h30, das 15h30 às 16h. Contêiner Exposição. Livre. Inscrições no local e no horário
da atividade.
Carmo
oficina
A COZINHA CAIPIRA DO LOBOZÓ
Paulistânia é a denominação geográfica do povo caipira. Uma região cultural composta pelos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e partes do Paraná. Os chefs falarão sobre a culinária desse povo, que tem como base a cultura dos indígenas guaranis, e demonstrarão o preparo de duas receitas típicas dessa região. Com Gustavo Rodrigues e Marcelo Corrêa Bastos.
19/10, quarta, das 19h às 20h30. Salão I – Restaurante 1 — Térreo. Livre. Inscrições pelo site.
Centro de Pesquisa e Formação
palestra
MANDIOCA, CASAS DE FARINHAS: SABERES E FAZERES DOS POVOS AMAZÔNICOS
Os saberes e fazeres ancestrais com os feitos da mandioca pelos povos tradicionais do Brasil na Amazônia, especialmente pelos quilombolas e pelos ribeirinhos da Comunidade de Mangabeira (PA). Serão abordadas as casas de farinha, seus instrumentos e os processos para a produção das farinhas d’água, tapioca, carimã e crueira, bem como a importância desses produtos na alimentação dessas comunidades. Com Jane Glebia.
22/10, sábado, das 14h às 16h. Sala 5. Livre. Inscrições pelo site.
Consolação
COMER E BRINCAR! HISTÓRIAS PARA CONTAR E ALIMENTO PARA PARTILHAR
Performance narrativa das histórias que têm a comida como tema principal, tecendo relações com a memória, o afeto e a noção de privilégio que se intensificou na pandemia diante do agravamento da insegurança alimentar. Um cortejo se iniciará no Espaço de Brincar até a Praça Rotary. Com Kiara Terra, Bia Andrade e Angela Coltri.
22/10, sábado, das 10h30 às 12h. Espaço de Brincar. Livre. Agendamento pelo app Credencial Sesc SP para o Espaço de Brincar do Sesc Consolação.
oficina
DE OLHO NO RÓTULO! TÁ SABENDO DA NOVA ROTULAGEM DE ALIMENTOS?
Você sabia que os rótulos de alimentos embalados irão mudar neste mês de outubro? E será que essa mudança pode influenciar as nossas escolhas quando vamos às compras? Encontros prático- informativos para apresentar as novidades do sistema de rotulagem por meio de visitas a estabelecimentos comerciais da região como o Madrid Supermercados e o Instituto Feira Livre, que permitirão identificar a importância das atualizações do sistema de rotulagem diretamente das prateleiras. Com Ana Paula Bortoletto Martins.
19/10, quarta, das 9h às 11h. 20/10, quinta, das 14h30 às 16h30. Foyer do Teatro (ponto de encontro). Livre. Gratuito. Inscrições na Central de Atendimento 30 minutos antes.
Interlagos
oficina
ALIMENTANDO PONTES
Em encontros, convidados irão abordar temas sobre alimentação que valorizam modelos de gestões horizontais e participativas, o consumo responsável e que sustentam a economia criativa e solidária para o desenvolvimento local de territórios e pessoas. Venha se alimentar de comida e boas ideias, se inspirando na trajetória de cidadãos e iniciativas que impactam a sociedade por meio da promoção do acesso à alimentação saudável.
ENCONTRO SABORES DA MATA ATLÂNTICA, O CAMBUCI
Atividade sobre o contexto cultural do cambuci, sua produção, colheita e armazenamento. Haverá demonstração do preparo de receitas como o suco, iogurte e mousse, feitos com este fruto. Será abordada também a compra de alimentos pelas escolas e outros locais diretamente de pequenos produtores e o como essa cadeia produtiva pode impactar positivamente nos territórios. Com Jaqueline Ribeiro e Vania Amara.
20/10, quinta, das 11h às 12h30. Recanto do Lago. Livre. Inscrições no local 30 minutos antes.
ENCONTRO O NORDESTE TAMBÉM É AQUI
Reflexões sobre o papel do povo nordestino na construção da cidade de São Paulo e como isso atravessa a cultura e a gastronomia, com um recorte para o território do Grajaú. Haverá demonstração do preparo de baião de dois e pudim de cajá. A programação seguirá com discotecagem 100% vinil com Forró na Margem, um coletivo de música popular brasileira do Grajaú. Com Tia Nice e Marlene Pereira.
23/10, domingo, das 11h às 12h30. Recanto do Lago. Livre. Inscrições no local 30 minutos antes.
Ipiranga
bate-papo
COMIDA E COLONIALIDADE
Bate-papo sobre as tensões e conflitos envolvidos nos processos de controle e de exploração da soberania alimentar e, portanto, das diversas formas de violências praticadas na tentativa de subjugar o outro, tendo como pano de fundo a história da alimentação no Brasil. Com Carlos Alberto Dória e Elaine de Azevedo.
19/10, quarta, das 19h às 21h. Convivência. Livre. Sem retirada de ingressos.
feira
VIZINHAS DO IPIRANGA
Exposição e venda de alimentos diversos, produzidos por mulheres que atuam na região do Ipiranga. Tragam suas sacolas retornáveis!
23/10, domingo, das 14h às 18h. Convivência. Livre. Sem retirada de ingressos.
Itaquera
vivência
DA TERRA À MESA: CONHECENDO HORTAS E COZINHAS COMUNITÁRIAS DA ZL
O que é uma cozinha comunitária? E uma horta comunitária? Essas perguntas nos guiarão para a visita mediada na Cozinha Comunitária Academia Carolinas, na Cidade Tiradentes e na Horta Comunitária da Vila Nancy em Guaianases. A atividade vai dialogar como esses espaços atuam no combate à fome em territórios de vulnerabilidade social. Com Simone Rego e Guaraciaba Elena de Araújo.
23/10, domingo, das 09h30 às 16h30. Atividade externa. 10 anos. Inscrições pelo site.
Pompeia
vivência
DOCES AFRICANOS E AFRODIASPÓRICOS
A atividade resgatará memórias ancestrais, por meio de pesquisas sobre comida africana e suas representações. Muitas heranças são refletidas nos pratos típicos de cada país da África, e o doce é uma das referências menos conhecidas mundialmente. O uso do açúcar ganhou destaque e surgiram doces repletos de cultura, saberes e sabores irresistíveis. Com Aline Chermoula.
20/10, quinta, das 19h às 21h. Sala 1 das oficinas. Livre. Inscrições nas oficinas 30 minutos antes.
bate-papo
COMIDA DE SANTO
É possível ler um povo através de seus pratos. Em religiões de matriz africana, a comida ocupa um lugar de protagonismo e abre a comunicação entre o mundo que vivemos e as divindades e, para cada uma delas, há um jeito de rezar e preparar os seus ingredientes prediletos. Com Ana Rita Dias da Encarnação. Mediação: Adélia Rodrigues.
21/10, sexta, das 19h às 21h. Espaço Cênico. Livre. Inscrições no local 30 minutos antes.
Santana
oficina
CIRCUITO DO ALIMENTO: DA HORTA AO PRATO
Com objetivo de incentivar a alimentação saudável e a conexão com a natureza, a oficina mostrará que é possível fazer pratos deliciosos que agradam as crianças, utilizando ingredientes naturais e variando o cardápio de forma prazerosa. Os participantes irão degustar receitas com ingrediente secreto da natureza. Com Prato Verde Sustentável.
22/10, sábado, das 14h às 17h (para crianças acompanhadas por responsáveis) Solarium. Livre. Inscrições no local.
passeio
VISITA À AGROFLORESTA
Na visita à agrofloresta Do Estradão, as crianças vão conversar sobre o que é comida saudável, comida de verdade, e sobre o ciclo do alimento – da produção à compostagem. Farão uma caminhada pelo terreno, com o reconhecimento das Pancs, das ervas medicinais e das árvores nativas, além de ver as técnicas de permacultura implementadas. Com Do Estradão.
23/10, domingo, das 10h às 15h (para crianças acompanhadas por responsáveis) Externo. Livre. Inscrições no site.
Santo Amaro
oficina
COZINHANDO JUNTOS
Atividade para valorizar o ato de cozinhar e a divisão das tarefas na cozinha. A ideia é mostrar que, mesmo sem saber cozinhar, o preparo de alimentos pode ser feito em conjunto. Com a equipe do Sesc.
22/10, sábado, das 12h às 13h30. Foyer. Livre. Inscrições no local 30 minutos antes.
oficina
ALIMENTOS FERMENTADOS – KEFIR DE ÁGUA
A oficina ensinará o preparo de kefir de água, uma opção de bebida probiótica fermentada que pode beneficiar a saúde da flora intestinal, facilitar a digestão e evitar problemas como a constipação. Com a Cia. dos Fermentados.
19/10, quarta, das 12h às 13h30 e das 15h às 16h30. Foyer. 16 anos. Inscrições no local 30 minutos antes.
Guarulhos
oficina
UTILIZANDO OS ALIMENTOS POR INTEIRO
Oficina sobre o uso de partes não convencionais de alimentos, como talos, folhas e sementes, com o objetivo de incentivar a redução do desperdício e a economia com gastos em alimentação. Haverá demonstração do preparo de receitas, práticas, saborosas, saudáveis e com ingredientes acessíveis. Com Malu Lobo.
22/10, sábado, das 14h às 16h. Sala 3. Livre. Sem retirada de ingressos.
oficina
CULTURA, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS ATRAVÉS DO PRATO
Oficina sobre a cultura alimentar que se constrói através dos tempos. Haverá apresentação de alimentos vegetais da nossa biodiversidade e a sua utilização no preparo de receitas simples e cheias de memórias que enchem os pratos pelo país. Com Isís Appes.
23/10, domingo, das 14h às 15h. Sala 3. Livre. Sem retirada de ingressos.
Mogi das Cruzes
oficina
DEIXA BROTAR – PRODUÇÃO E CONSUMO DE GERMINADOS E BROTOS
A oficina abordará os processos envolvidos na germinação de brotos, práticas de baixo custo e escolha de sementes. Serão dois encontros, divididos em duas etapas complementares, em que serão disponibilizadas sementes para que os participantes iniciem o cultivo de brotos e germinados em casa. Com Andreia Botelho.
22 e 23/10, sábado e domingo, das 14h às 16h. CEA. Livre. Inscrições na portaria 30
minutos antes.
Osasco
oficina
ERVAS, TEMPEROS E TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO
Oficina para resgatar e valorizar o uso de temperos e ervas aromáticas frescos na alimentação e a práticas de conservação de alimentos crus, visando à praticidade no dia a dia e uma alimentação mais saudável. Com Leila D’Barsoles.
20/10, quinta, das 14h às 17h. Horta Modelo de Osasco (Av. João Del Papa, 580). Livre. Inscrições no local 30 minutos antes.
oficina
MINHA HORTA TAMBÉM É “PANC”!
Você sabe o que são as Pancs e como utilizá-las na alimentação? A oficina apresentará algumas
plantas alimentícias não convencionais, seguida por demonstração do preparo de sucos saborosos e nutritivos. Com Paula Popó.
22/10, sábado, das 10h às 13h. Horta Modelo de Osasco (Av. João Del Papa, 580). Livre. Inscrições no local 30 minutos antes.
Santo André
bate-papo
DA AMÊNDOA AO CHOCOLATE
Reflexões sobre os cacauicultores e suas tradições. Serão compartilhados saberes sobre a produção artesanal do cacau, a massa de cacau no pilão, as geleias e a obtenção do produto com maior valor agregado, o chocolate. Com a Jane Glebia.
23/10, domingo, das 15h às 17h. Espaços de eventos. Livre. Inscrições no local 30 minutos antes.
São Caetano
biblioteca
CIRCUITOS SUSTENTÁVEIS – ESTANTE TEMÁTICA
Projeto de fomento das cadeias produtivas na agricultura orgânica e agroecológica. Estarão disponíveis livros que percorrem o circuito da produção agrícola familiar e sustentável, passando pelas formas de comércio justo, responsável e solidário, chegando aos pratos de restaurantes, cozinhas comunitárias e às casas das pessoas.
17 a 21/10, das 7h às 21h. Espaço de Leitura. Livre. Sem retirada de ingressos.
vivência
MAIS QUE PROSA
Chefs, agricultores e outras pessoas ligadas à alimentação proseiam com o público em um café da tarde coletivo. Entre os alimentos que compõem o café da tarde, haverá opções que remetem à memória afetiva dos convidados, cujo preparo é ensinado pela equipe do Sesc.
Com Ana Tomazoni e Vanderlea Rochumback Dias.
20/10, quinta, das 16h às 17h. Convivência. Livre. Inscrições na Central de Atendimento 30 minutos antes.
feira
CIRCUITOS SUSTENTÁVEIS — MOSTRA AGROECOLÓGICA
Projeto de fomento às cadeias produtivas na agricultura orgânica e agroecológica. A mostra agroecológica convida agricultores locais e de outras regiões do estado para apresentarem os seus produtos oriundos de técnicas de preservação do solo e da biodiversidade. Tragam suas sacolas retornáveis! Com Coopafasb, Ideia Natural e Terra Viva Brasil de Agroecologia.
22/10, sábado, das 9h às 13h. Convivência. Livre. Sem retirada de ingressos.
oficina
COMIDINHAS DA MATA ATLÂNTICA
Crianças acompanhadas de seus responsáveis são convidadas a uma experiência culinária: colocar a mão na massa e experimentar preparos e ingredientes de sabores da Mata Atlântica. Com Ana Tomazoni.
22/10, sábado, das 14h às 16h. ETA. Livre. Inscrições na Central de Atendimento com 30 minutos
de antes.
Eixos do Experimenta
A programação do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura é pautada por sete eixos norteadores, que propõem reflexões e práticas a partir de conexões transversais entre a alimentação e seus aspectos culturais, sociais, ambientais e de saúde. Conheça cada um:
1. Comer é cultura: Formada por diferentes saberes e sabores, a cultura alimentar de um povo é um traço importante de pertencimento, capaz de transmitir valores e significados sociais, religiosos, econômicos, étnicos, afetivos e tantos outros. A comida é um pilar da identidade cultural, um patrimônio humano.
2. A saúde está na mesa: Alimentos in natura e minimamente processados, de origem predominantemente vegetal, são a base para uma alimentação saudável. Frutas, verduras, legumes, cereais, feijões, castanhas e raízes são alguns exemplos desses alimentos.
3. Diversidade do prato: sabores da natureza: Enriquecer nossas refeições com a grande variedade de vegetais disponível em nosso território é uma forma de agregar sabores e nutrientes, além de contribuir para a promoção da biodiversidade e a preservação de culturas alimentares.
4. Aqui se planta, aqui se come: Saber de onde vem e como é cultivada nossa comida é importante para escolhas conscientes. O consumo de alimentos produzidos localmente por pequenos agricultores contribui para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis social e ambientalmente. Cultivar ervas em casa ou colher alimentos em uma horta urbana pode ampliar o contato com a natureza e o cultivo de alimentos
5. Se tá na época, tem na feira: As feiras livres são pontes entre o campo e a cidade, e ampliam o acesso a alimentos saudáveis. Ao ocuparem o espaço urbano, aumentam a oferta de itens in natura da estação. Privilegiar os agroecológicos, nas feiras ou grupos de compras coletivas, contribui para expansão desse setor na economia e redução dos impactos ambientais de produção.
6. Cozinhar é preciso: Cozinhar é uma prática capaz de transmitir tradições, histórias e habilidades entre as gerações. É uma tarefa de todos e um ato importante para a conquista de autonomia e saúde. Quando cozinhamos, podemos escolher cada ingrediente que irá compor nosso prato, além dos cuidados com o seu preparo.
7. Conexão comida: A alimentação possui aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos, de saúde e sustentabilidade. Considerar as dimensões do sistema alimentar na sua integralidade é importante para a construção de uma consciência crítica sobre as nossas práticas e sobre como elas influenciam a sociedade e o planeta.
Guia Alimentar
Em seus serviços de alimentação e atividades educativas, o Sesc promove ações que vão ao encontro dos princípios da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2014 pelo Ministério da Saúde. Da elaboração dos cardápios das Comedorias às oficinas e cursos que abordam temas como o ato de cozinhar e a diversidade alimentar, entre outros. A publicação que orienta sobre os caminhos para uma alimentação adequada e saudável e serve como fonte para criação de ações governamentais e projetos, é considerada uma das melhores do mundo, com reconhecimento internacional por sua proposta inovadora e linguagem clara e direta. Para conferir o guia completo, acesse o site.
Serviço
6° Experimenta! Comida, Saúde e Cultura
Quando: 15 a 23 de outubro de 2022
Onde: em todas as unidades do Sesc na capital e Grande São Paulo, interior e litoral
Mais de 100 atividades gratuitas. Presencial e online.
Programação completa: clique aqui