Jandilisa Grassano recebe Título Honorífico de Cidadã Guarulhense

Karina Yamada
- PUBLICIDADE - Anuncie

Artista plástica, escritora, poetisa e pianista, a homenageada é membro da Academia Guarulhense de Letras

Na noite de sexta-feira (4), a Câmara Municipal de Guarulhos realizou uma Sessão Solene para entrega de Título Honorífico de Cidadã Guarulhense à senhora Jandira Elisa Grassano Lopes, conhecida como Jandilisa Grassano. A honraria foi concedida por meio de Decreto Legislativo proposto pelo vereador Edmilson (PSOL).  

Jandilisa Grassano é artista plástica, escritora, poetisa e pianista. Nascida em São Paulo e radicada em Guarulhos desde 1980, a homenageada é graduada em Letras e Música pela Escola de Belas Artes de São Paulo. Nos anos 1990, foi responsável pela vinda a Guarulhos do então cônsul italiano em São Paulo, Stéfano Alberto Canavesio, buscando aproximar a cidade de investidores italianos.  

Aqui no município, Jandilisa manteve o atelier-escola de artes ICCLA (Instituto de Cultura, Ciência, Letras e Artes), na Avenida Dr. Timóteo Penteado, na Vila Galvão, no qual teve inúmeros alunos de história da arte, estética, critica e técnicos de pintura. Promoveu diversas exposições, reunindo artistas brasileiros de vários lugares. Entre outras, realizou mostra do acervo de Lasar Segall, na Biblioteca Monteiro Lobato, e a exposição Outros Tempos, no Centro Adamastor.  

Durante curto período, foi secretária-adjunta de Cultura, durante mandato de Jovino Cândido, no final dos anos 1990. Em 2021, passou a ser membro efetivo da Academia Guarulhense de Letras. 

Edmilson ressaltou o trabalho cultural que Jandilisa elabora no município. “Por detrás dessa homenagem à Jandilisa, está uma homenagem à cultura da cidade e aos que fazem a história da nossa cidade através da poesia, da música, da obra de arte, seja uma escultura ou uma pintura. A Jandilisa consegue ter essa capacidade de ser uma multiartista e de representar tão bem a nossa cidade”, afirmou.  

Para o presidente da Academia Guarulhense de Letras, Valdir Carleto, uma das maiores contribuições da homenageada para Guarulhos são suas ações sociais. “Muito mais do que pela sua obra na arte, na música, na poesia, em todas as vertentes culturais que ela tem se dedicado, eu acho que o mais importante são as ações sociais que ela desenvolveu. Ela sempre usou a sua arte para ações de benemerência”, disse. 

Clarisse Duarte, amiga da laureada, também destacou que Jandilisa faz diversas ações solidárias. “Ela é sim uma grande cidadã, uma cidadã do mundo, uma cidadã de Guarulhos. Hoje, como amiga e como família, nós nos sentimos enaltecidos de tê-la como cidadã guarulhense”.  

Jandilisa afirmou estar feliz com a honraria. “Eu sei mais homenagear do que ser homenageada. É a primeira vez que estou sendo homenageada. É diferente, é estranho, mas é muito bom”. Ela também falou que é uma honra fazer parte de Guarulhos. “Eu, que me senti sempre guarulhense, pertenço agora a essa cidade”, disse. 

- PUBLICIDADE -