Novembro Negro: Guarulhos reafirma ações antirracistas em encontros formativos

Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE - Anuncie

Para desenvolver políticas educacionais antirracistas por meio da implementação de um currículo que evidencie e valorize a história e a cultura africana e afro-brasileira, nesta quarta-feira (9) os coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas-polo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura participam do projeto Negras no Sarau, encontro formativo que acontece às 19h no auditório da Secretaria de Educação. Professores interessados, fora do horário de trabalho, também podem participar.

Coordenado pela Subsecretaria de Igualdade Racial, o sarau promove encontro com as obras das escritoras Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e Kiusam de Oliveira.

No dia 23 (quarta-feira), das 8h às 12h, coordenadores pedagógicos da rede própria e parceira participam do encontro Em Foco: Identidades Multiculturais e Currículo Antirracista, no Salão de Artes do Centro Municipal de Educação Adamastor.

Ainda no dia 23, das 19h30 às 21h30, o Salão de Artes recebe o evento cultural Celebrando o Novembro Negro. Além de participantes do curso Ciclo de Formação – Desafios e Perspectivas na Construção de uma Educação Antirracista, o evento contará com a participação de alunos da EJA das Escolas da Prefeitura de Guarulhos Antônio Gonçalves Dias, D’Almeida Barbosa, Deucélia Adegas Pera, Glorinha Pimentel, Mario Lago, Mario Quintana e José Maurício de Oliveira, além de professores e coordenadores pedagógicos que atuam na modalidade.

No dia 30 (quarta-feira), das 9h às 12h, o Sesc Guarulhos promove cinedebate sobre o filme Medida Provisória (Brasil, 2022, 94 minutos), encontro destinado a diretores das escolas da rede municipal. Para participar é necessário fazer a inscrição por meio do link https://forms.gle/gNQnrQycbRR3inPU8.

Novembro Negro

Neste ano a programação desenvolvida pela Secretaria de Educação está pautada no tema Presença Negra: Arte, Cultura e Resistência. Além disso, os encontros formativos do Novembro Negro estão em consonância com a lei federal 10.639/03 e ressaltam a importância de celebrar a memória de Zumbi e Dandara de Palmares e evidenciar os processos de luta do povo negro contra o racismo por ações afirmativas e de reparação.

As formações também integram a programação de ações intersetoriais oferecidas pela municipalidade ao longo de todo o mês de novembro. Para conhecer a programação da Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria da Igualdade Racial durante este mês, acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/article/novembro-negro-comeca-nesta-sexta-feira-com-lancamento-da-cartilha-quesito-racacor.

Para ler os memorandos e ofícios circulares sobre o Novembro Negro acesse https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/siseduc/portal/site/listar/arquivo/.

- PUBLICIDADE -