Na manhã desta sexta-feira (11) a Secretaria de Educação de Guarulhos renovou a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a oferta de formação a alunos do Ensino Fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa estabelecida não gera custos ou encargos à gestão municipal.
O secretário de Educação, Alex Viterale, e o gerente do Sebrae Guarulhos, Sergio Ricardo Gromik, assinaram o acordo de cooperação do Programa de Educação Empreendedora para o próximo ano. Com o objetivo de promover a criação de negócios, a inclusão produtiva e a geração de renda, a parceria oferece o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), destinado a alunos do Ensino Fundamental I, e um curso do programa Empreenda Rápido, que tem como público-alvo estudantes da EJA.
Por meio de uma abordagem leve e interativa, o programa proporciona reflexões, ressignificação e aplicação prática dos aprendizados construídos. Além disso, incentiva os alunos a buscar autoconhecimento e desenvolver o espírito de coletividade.
Para Viterale, o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae será engrandecedor para as escolas da rede municipal de ensino. “As formações do programa foram desenvolvidas de acordo com princípios pedagógicos para estimular os participantes a entender que empreender significa alcançar seus objetivos e realizar seus projetos de vida”, disse.
Formação e qualificação
O projeto Jovens Empreendedores Primeiro Passos é voltado para os alunos do ensino fundamental I e tem almeja disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de forma a estimular comportamentos empreendedores entre os participantes, incentivando-os nessa prática para que possam tornar-se protagonistas de suas próprias vidas.
A metodologia do curso permite aos professores a oportunidade e a liberdade de fazer adequações do tema conforme a realidade local e dos educandos, bem como articular de maneira interdisciplinar com os saberes da proposta curricular do município. O Sebrae também realiza duas visitas de monitoramento e avaliação final com a unidade escolar e os professores dos cursos acerca dos resultados alcançados com o seu desenvolvimento.
Já o programa Empreenda Rápido tem por finalidade proporcionar aos estudantes da EJA um curso destinado à promoção do empreendedorismo, à inclusão produtiva e à geração de renda. O programa está fundamentado em seis grandes pilares: qualificação empreendedora, qualificação técnica, formalização/regularização, acesso a crédito, acesso a mercados e acesso à inovação.
A metodologia contempla a utilização de materiais digitais (livros, filmes etc.) que visa despertar e sensibilizar os educandos a refletir sobre seus valores, atitudes empreendedoras, cidadania, ética, sustentabilidade, diversidade e a busca por novos conhecimentos.
Todo esse trabalho é acompanhado pela Secretaria de Educação nas escolas por meio do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep).
Adesão
A participação de alunos e professores se dará por adesão, em consonância com o projeto político-pedagógico da unidade escolar. As formações dos professores serão realizadas fora do horário de trabalho, sem concessão de hora extra, porém os mesmos receberão certificado de formação ao final do curso.
O período das inscrições será divulgado em breve.