Novembro Negro tem o Festival de Cultura e Artes Negras e a Marcha da Consciência Negra no fim de semana

Pexels/Pixabay
- PUBLICIDADE -

Como parte da programação do Novembro Negro, promovido pela Prefeitura de Guarulhos, no fim de semana estão previstos o Festival de Cultura e Artes Negras (Festa Preta e Feira de Empreendedorismo Negro) no sábado (19), das 11h às 20h, na tenda do Bosque Maia, no Centro, e no domingo (20) a 17ª Marcha da Consciência Negra, a partir das 8h, que percorrerá as ruas do Centro destacando os pontos históricos da presença negra na cidade.

O Festival Cultural de Artes Negras, que contará com apresentações culturais, música e dança, tem por objetivo promover o fortalecimento das identidades culturais e fomentar o conhecimento e a concepção da origem e da inserção das diversas vertentes das culturas africanas. Ele se destaca pela variedade de linguagens artísticas e pela participação de artistas, grupos e empreendedores da arte, cultura e comunidade negra.

O evento reunirá a Festa Preta – realizado em parceria com a organização social Nossa Casa – e a Feira de Empreendedorismo Negro, que irá expor e comercializar diversos produtos artesanais e serviços. Será um importante momento de valorização das várias manifestações culturais que possibilitam impulsionar o desenvolvimento de uma rede de mercado local e ainda fomenta a inserção de artistas e empreendedores do município em diversos circuitos de negócios e cultura.

Entre os produtos que serão expostos e comercializados no local estão abayomi, artes em tecidos, canecas e ecobags, turbantes, bijuterias, penteados e tranças, artesanatos, acessórios estilizados e inspirados na afro-religiosidade, roupas, tecidos afro, literatura, além serviços promovidos pela comunidade negra.

Marcha da Consciência Negra

No Dia da Consciência Negra – 20 de novembro (domingo) – acontecerá a 17ª Marcha da Consciência Negra, organizada pela Subsecretaria da Igualdade Racial, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). A caminhada ocorre em alusão a Zumbi dos Palmares e sua concentração será a partir das 9h no Marco da Consciência Negra, localizado na confluência das ruas Lucila, Anita Guastini Eiras e Arminda de Lima, próximo à praça dos Estudantes (Vila Progresso).

Os participantes percorrerão as principais ruas centrais, passando por importantes pontos históricos da presença negra na cidade, como a rua Nossa Senhora Mãe dos Homens (Pretos), o busto da Mãe Negra (praça Getúlio Vargas) e a rua Doutor Luiz Gama – o patrono da abolição da escravidão no Brasil, que foi advogado, abolicionista, jornalista e escritor.

O cortejo passará também pela Igreja Nossa Senhora do Rosário Mãe dos Homens Pretos e São Benedito e finalizará o percurso na rua Dom Pedro II, bem próximo a uma mancha escura no chão construída com tijolos pretos que recupera a história, a memória de resistência e a identidade de pretos escravizados. Esses pretos pertenciam a diversas irmandades que se reuniam na antiga igreja Nossa Senhora do Rosário, construída no primeiro quarto dos anos 1700 e aonde a marcha chegará. Uma placa de metal com informações foi instalada na paróquia para identificar esse marco histórico.

Programação Novembro Negro

Sábado (19/11) – das 11h às 20h – Festival Cultural de Artes Negras

Festa Preta – Apresentações culturais, música, dança e muito mais

Feira de Empreendedorismo Negro – Venda de artesanatos e serviços.

Entrada gratuita

Local: Tenda do Bosque Maia (avenida Paulo Faccini, s/nº, Centro)

Domingo (20/11) – das 8h às 12h – 17ª Marcha da Consciência Negra – concentração às 9h no Marco da Consciência Negra, localizado na confluência das ruas Lucila, Anita Guastini Eiras e Arminda de Lima (próximo à praça dos Estudantes). Trajeto irá percorrer as principais ruas do Centro

23/11 – 18h – Tecnologia Africana – Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente – Palestra ministrada pelo professor Carlos Eduardo Dias Machado, que é bacharel e mestre em história social pela USP, atuando principalmente nos temas branquidade, políticas públicas, negros, relações raciais, negros na ciência, tecnologia e inovação, ações afirmativas, diáspora africana e história da África.

Local: Sesc Guarulhos (rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo)

Entrada Gratuita – Ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla (www.sympla.com.br)

29/11 – 19h – Palestra: Racismo Religioso (Transmissão ao vivo pelo YouTube) – Abordagem jurídica e social do racismo religioso como instrumento propagador de intolerância e discriminação com a doutoranda e graduada em direito (USP) Milene Santos, que é mestre em direito, Estado e Constituição (UNB), membro da Rede de Enfrentamento ao Racismo do MP-SP e autora do livro Intolerância Religiosa: do Proselitismo ao Discurso de Ódio.

Debatedora: advogada Meire de Andrade Alves, que é pós-graduada em direito público pela Universidade Estácio de Sá e em legislativo, controle externo e orçamento público pela Escola de Contas do Tribunal de Contas da Cidade de São Paulo e membro efetivo da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/Guarulhos.

A palestra será transmitida pelo canal da 57ª Subseção OAB/Guarulhos no YouTube

30/11 – 18h – Prêmio Abdias do Nascimento

Premiação de Boas Práticas na Temática Étnico-Racial

Local: Teatro Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo)

07/12 – 9h às 17h – Semana de Direitos Humanos

Atividade de formação Reconhecimento do Racismo para a Proteção de Crianças e de Adolescentes, ministrada pela Subsecretaria da Igualdade Racial para o Conselho Tutelar de Guarulhos

Local: Sesc Guarulhos (rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo)

- PUBLICIDADE -