Para fortalecer e contribuir com os debates acerca da igualdade racial, a Biblioteca Monteiro Lobato elaborou uma seleção de obras de diferentes escritores e gêneros para celebrar o Dia da Consciência Negra. O painel com as obras está disponível para consulta e empréstimo no piso superior da biblioteca e recebe visitação até o próximo dia 30, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Dentre as obras destacadas estão Pequeno Manual Antirracista, da filósofa brasileira Djamila Ribeiro, Heroínas Negras Brasileiras em Cordéis, da cordelista e poeta também brasileira Jarid Arraes, e Um Apelo à Consciência: Os Melhores Discursos de Martin Luther King, do ativista político norte-americano Martin Luther King Jr., entre outras.
Instituído pela lei 12.519/2011, o 20 de novembro foi escolhido como Dia da Consciência Negra em menção à morte de Zumbi dos Palmares. Essa celebração objetiva trazer como reflexão a importância do povo e da cultura africana na construção do país e evidenciar os processos de luta do povo negro contra o racismo, por ações afirmativas e de reparação.
Iniciativa da Secretaria de Cultura de Guarulhos, a seleção de obras feita pelos servidores da Biblioteca Monteiro Lobato integra o projeto BML Indica e tem como objetivo a circulação de pessoas pelos espaços públicos de fomento ao livro e à leitura da cidade.
Para conhecer a programação de eventos culturais que acontecem em Guarulhos acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.