- PUBLICIDADE -

Nova turma fará a escolta de presos na Capital e no Interior do Estado 

Nesta quarta-feira, 21, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) realizou a formatura de 1.267 Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs). A cerimônia foi realizada no Ginásio Mauro Pinheiro, localizado no Ibirapuera, na zona sul da capital. Os formandos foram aprovados no curso de formação técnico-profissional na Escola de Administração Penitenciária (EAP), que pertence à SAP, e terão como missão a escolta de presos na capital e no interior do Estado de São Paulo. 

A nova turma começa a trabalhar a partir de janeiro de 2023 com as 191 viaturas adquiridas pelo Governo do Estado de São Paulo este ano.  Os veículos SUV foram comprados por meio de pregão, com economia de 32,5% em relação ao preço de referência. O total de investimento foi de R$ 49,5 milhões.  Com os novos veículos, a SAP vai ampliar de 1 para 34 as bases de escoltas e assumirá a responsabilidade por todas as escoltas de presos no Estado. Com isso, os policiais militares ficarão liberados para o policiamento preventivo e atendimento da população paulista. 

A diretora da Escola de Administração Penitenciária, Gisele Silveira Rodrigues, destacou os sacrifícios pessoais dos formandos: “Saudade de casa, da família, dos amigos e do final de semana. O tempo do curso, meses intensos, preocupantes, com provas, deslocamentos”, recordou. Ela também destacou o homenageado do dia, Leonardo Bellai, que sofreu um grave acidente de carro provocado por terceiros no qual perdeu o pai e ficou gravemente ferido: “uma fração de segundos que levou o pai do nosso colega de farda, pelo tempo em que ele ficou entre a vida e a morte, pelo tempo permitido por Deus para que ele possa criar sua filha e passar com ela o maior tempo possível”, enfatizou a diretora.  

O Secretário Coronel Nivaldo Restivo encerrou as falas fazendo um histórico da conquista pessoal para os novos policiais penais e também para a segurança pública do Estado, com a homologação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Polícia Penal: “Em junho, o Governador Rodrigo Garcia decidiu que chamássemos todos vocês para a anuência. Vocês lembram disso porque estávamos lá no Memorial da América Latina naquela manhã e também foi o momento que o Governador assinou o encaminhamento da PEC da Polícia Penal para a Assembleia Legislativa que já foi votada e já foi sancionada também”, recordou.  

Os formandos fazem parte dos quase 3 mil servidores nomeados para a SAP desde que o Governador Rodrigo Garcia assumiu o comando do Estado de São Paulo. O curso de formação contou 478 horas aula com disciplinas teóricas e também práticas. Entre as disciplinas estão Defesa Pessoal e Algemas, Legislação Aplicada à Atividade Penitenciária, Criminologia, Comunicação e Expressão, Direitos Humanos e Ética, Técnicas de Condução Operacional, Prática do Serviço de Escolta e Armamento e Tiro, entre outras. 

Estiveram presentes o Tenente Coronel Thomazelli, representando o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Ronaldo Vieira; Alexandre Tobias, Inspetor Superintendente da Guarda Civil Metropolitana; a Deputada Estadual eleita Solange Cristina de Freitas; Luiz Carlos Catirse, Secretário Executivo da SAP, Amador Donizeti Valero, Chefe de Gabinete; Antônio José de Almeida, Coordenador das Unidades Prisionais da Região Metropolitana, Jean Ulisses Campos Carlucci, Coordenador das Unidades Prisionais da Região Central, Carlos Alberto Ferreira de Souza, Coordenador das Unidades Prisionais da Região Noroeste, Nestor Pereira Colete, Coordenador das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral; Kely Hapuque Cunha Fonseca, Coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário; Ana Paula Bento da Silva, Ouvidora da SAP; Lucas Roberto Gonçalves da Silva, Coordenador Substituto de Reintegração Social e Cidadania; Andrea Crudo, Diretora Substituta do Departamento de Recursos Humanos, além de representantes do sindicato dos agentes e demais autoridades.  

- PUBLICIDADE -