Em 24 de abril de 2017 criou-se uma ideia, a partir de dois profissionais da área química na cidade de Guarulhos, com o propósito de prestar consultoria na captação, tratamento e consumo de água para uma comunidade de chacareiros na região de Mairiporã que não possuía saneamento básico (e até hoje não possui), e assim surgiu a Atalaia Consultoria Ambiental.
“Somos um escritório independente que visa o atendimento personalizado em todos os âmbitos de atuação, nas áreas urbana e rural, residencial e industrial, grandes e pequenos empreendimentos, pois entendemos que todos influenciam diretamente no meio ambiente e sua sustentabilidade para a atual e futura geração”, destacou o fundador e proprietário Wagner Gullit Bonfim de Lima.
Após quatro anos atuando com o gerenciamento de recursos hídricos nas regiões de Mairiporã, Guarulhos e São Paulo, em 2021 o escritório começou a receber demandas de licenciamentos ambientais junto a CETESB e Secretarias de Meio Ambiente Municipais, e vendo mais uma oportunidade de ajudar a sociedade, a Atalaia Consultoria Ambiental iniciou seu primeiro processo de Licença Ambiental com a empresa Schwing Equipamentos Industriais Ltda., uma multinacional alemã localizada na região de Mairiporã e após quase dois anos, o escritório já tem mais de 30 processos entre concluídos e em andamentos dentro da CETESB e IBAMA.
“Com um grupo ciente de sua missão e propósito, aplicamos em trabalho conjunto com a sociedade soluções no campo da Legislação e Preservação Ambiental, Educação Ambiental e Projetos Sustentáveis. A nossa equipe de profissionais conta com mais de 10 anos de experiência nas áreas legislativa, jurídicas e projetos sustentáveis”, acrescentou o fundador.
Além dos serviços de Licenciamento Ambiental junto a órgãos como CETESB, IBAMA, DAEE e Secretarias de Meio Ambiente Municipais, Gerenciamento de Recursos Hídricos, atuamos também com o Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Projetos Sustentáveis, todos esses segmentos bem consolidados no mercado ambiental.
De acordo com o Wagner Gullit, no ano de 2023, a Atalaia iniciou dois novos segmentos com uma equipe especializada em cada ramo. “Esses segmentos são o DIREITO AMBIENTAL, que abrange a parte ambiental-jurídica na legalização de terras, autuações e multas da CETESB e perícia ambiental, e o outro segmento é a PRÁTICA ESG, o grande foco do mercado em empresas sustentáveis em todos os seus setores, elevando o poder de investidores nas empresas”, disse ele.