Dados são referentes ao último quadrimestre de 2022
A Secretaria Municipal da Fazenda realizou a prestação de contas referentes ao último quadrimestre de 2022 em audiência pública na Câmara de Guarulhos, na manhã desta terça-feira (28/02). Os trabalhos foram comandados pelo vereador Geraldo Celestino (PSC), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo.
Guilherme Moreira, chefe de divisão de Planejamento Financeiro do Executivo, realizou a apresentação dos dados. De acordo com ele, a receita líquida total de 2022 foi de aproximadamente R$ 5,2 bilhões. Uma parte das receitas correntes é proveniente de impostos, taxas e contribuições de melhorias. Entre eles, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) foi a maior arrecadação.
Sobre o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), o chefe de divisão explicou que, no ano passado, não houve crescimento real, uma vez que o aumento foi abaixo da inflação. “Interessante falar aqui que, em 2022, a gente teve um recorde de inadimplência de IPTU, que chegou a girar em torno de 45%”, disse.
Em relação às despesas, Moreira afirmou que o total de despesa empenhada foi de R$ 5 bilhões. Desse montante, as duas Pastas que mais demandam são a Secretaria de Educação e Secretaria da Saúde e os valores mínimos do orçamento destinado para essas áreas exigidos por Lei foram cumpridos.
Ainda durante a apresentação, foram expostos números orçamentários sobre operações de crédito, alienação de bens, resultados previdenciários, limites de gastos, entre outros. Para conferir na íntegra a audiência pública, basta acessar redes sociais do Legislativo (youtube.com/tvcamaraguarulhos e facebook.com/camaraguarulhos).