Vereadores receberam secretários municipais e representantes da Guarda Civil da cidade
A Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara promoveu uma reunião, nesta segunda-feira (10/04), para debater o plano de carreira da Guarda Civil Municipal (GCM). Presidido pelo vereador Luís da Sede (PSD), o encontro teve a presença do secretário da Comissão, Sérgio Magnum (Patriota), do secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública, Marcio José Pontes, do secretário municipal de Gestão, Adam Kubo, além de representantes da GCM de Guarulhos.
Para Luís da Sede, o encontro foi importante para entender os critérios utilizados na avaliação de desempenho dos guardas municipais. “Esse encontro hoje foi bom para a gente tirar dúvidas. Eu vi que o processo está muito avançado e o prefeito Guti também está interessado em resolver a situação da Guarda Municipal. Vamos levar um documento para a Prefeitura, para que a GCM, que já tem um trabalho maravilhoso, possa fazer um trabalho ainda melhor na cidade”, disse o vereador.
O GCM Adilson, representante da comissão constituída para discutir os termos da regulamentação do plano de carreira da Guarda Civil Municipal de Guarulhos, falou sobre os critérios de avaliação. “Essa regulamentação tem critérios, que estão sendo debatidos há dois anos, juntamente com a parte técnica da Secretaria de Gestão, do comando da GCM e da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública. Em relação à avaliação, o guarda por si só, na assiduidade, pontualidade e disciplina, chega na nota final para o processo de evolução”, explicou.
O secretário Márcio Pontes elogiou a iniciativa dos vereadores de promover o diálogo entre a prefeitura e representantes da Guarda Municipal, a fim de chegarem a um denominador comum. “Eu entendo que cada um tem que ceder um pouco, para garantirmos uma segurança pública de qualidade para o nosso município. Na semana passada, nós enviamos a última minuta ao Stap, para que nos enviassem a concordância ou não. Quando recebermos o retorno, vamos encaminhá-lo para avaliação jurídica e, depois disso, será submetido à Câmara para aprovação”. O Stap (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos) foi convidado a participar da reunião, mas não enviou representante.
Para o secretário da Comissão de Segurança Pública da Câmara, vereador Sérgio Magnum, a adequação do plano de carreira da GCM deve ser realizada o mais brevemente possível. “Temos que ser pragmáticos nessa situação, porque nós precisamos de segurança pública. Essa lei já foi sancionada pelo prefeito, só falta decretar, de modo que favoreça tanto a Guarda quanto o município. A preocupação das mortes dessa crianças em creches, nós temos que dar um basta porque, se isso virar moda, vai trazer consequências gravíssimas para todos nós”, pontuou o parlamentar.