Assinado pela Soko, projeto conta com intervenções artísticas de Marcella Riani e Rafael Uzai em muros da Avenida Faria Lima e do Beco do Batman; A tinta usada na ação reage à radiação ultravioleta
A cidade de São Paulo, conhecida por seus inúmeros grafites espalhados por muros e empenas, recebeu duas obras únicas, feitas com uma tinta fotossensível, visível apenas à luz do sol. Utilizando pela primeira vez este tipo de tinta na pintura de muros no país, a intervenção urbana, intitulada Solar Spots, é uma criação da cerveja Corona Cero Sunbrew, lançada recentemente pela Ambev, e contou também com outras artes espalhadas por pontos da cidade. A ação refletiu sobre a importância do sol para o bem-estar e saúde da população e serviu como convite a todos para aproveitarem o poder da luz do dia. Segundo estudo feito em 2022 e publicado no Journal of the Endocrine Society, cerca de 20% dos paulistanos entre 18 e 45 anos apresentam deficiência de vitamina D –na estação mais fria do ano, as chances de deficiência da substância podem aumentar em 10%.
Unindo arte e inovação, Solar Spots ressaltou a importância da vida ao ar livre e da conexão das pessoas com o sol e também chamou a atenção do público para a primeira cerveja com vitamina D do mundo. A Corona Cero Sunbrew não possui álcool, tem apenas 48 calorias em uma long neck de 330ml e conta com 30% da dose diária de consumo de vitamina D, média recomendada pelos especialistas.
“Como uma cerveja que nasceu na praia e feita da natureza, Corona provoca no público a reflexão sobre o poder transformador do sol, fazendo com que as pessoas percebam mais o pôr do sol e se conectem a momentos de relaxamento em meio ao caos urbano”, destaca o head de marketing de Corona no Brasil, Rodolfo Carvalho.
Os desenhos criados pelos artistas plásticos Marcella Riani e Rafael Uzai estiveram visíveis, durante o dia, para que estava de passagem pela Av. Faria Lima (nº 2229), onde circulam milhares de pessoas todos os dias e pelo Beco do Batman, ponto turístico da Vila Madalena. Para os curiosos que estão na capital paulista e desejam experimentar a Corona Cero Sunbrew, o produto está disponível no site do Empório da Cerveja (aqui).
O responsável por unir a dupla de artistas neste projeto da marca de cerveja da Ambev foi Luan Cardoso, curador de Solar Spots, que já assinou outras iniciativas grafiteiras em São Paulo e fora do Brasil, além de ser idealizador do NaLata Festival, evento responsável por espalhar a expressão do grafite por diferentes locais da cidade. “O trabalho de curadoria para uma marca é sempre um desafio. Corona é uma marca que tem uma atuação e presença fortes no ambiente da praia e tanto a Marcella Riani quanto o Rafael Uzai trazem referências desse ambiente nos traços, nas cores. Tudo fez muito sentido, sinal de que, para este público, a marca é um grande sucesso”, o curador comenta.
Corona Solar Spots – Ficha Técnica:
Agência Criativa: SOKO
CEO/ COO: Felipe Simi
CCO: Rafael Ziggy
ECD: Erick Mendonça
Creative Director: Marcelo Diniz
Copy: Mauricio Araujo
Art Director: Nicole Gelbvaks, Julia Poloni
Content Manager: Andrea Cerqueira
COO: Brisa Vicente
VP of Account: Renata Cintra
Head of Account: Mariana Balestra
Group Account Director: Francisco Branco
Account Director: Luiza Neves
Account Manager: Bruna Tanabe
Head of Production: Larissa Kubo
Production Manager: Nathália Ribas
Head of Strategy and Data: Ana Cortat
Group Strategy Leader: Mariana Esteves Cordeiro
Senior Strategist: Gabriela Bergantin
Group Data Leader: Stephanie Barros
Data Science: Caio Flor
Head of Broadcasting: Fabiane Abel
Broadcast Leader: Alice Furtado
Broadcast Manager: Vanessa Antonoff
Broadcasters: Luanna Marin e Paola Azevedo
Cliente: AbInbev
VP Marketing: Daniel Wakswaser
Director: Felipe Cerchiari
Head of Marketing: Rodolfo Carvalho
Gerente de Marketing: Julia Surge
Gerente de Marketing: Igor Maia
Especialista de Mídia: Caroline Fonseca
Especialista de Marketing: Carolina Saad
Diretor de comunicação externa, interna e reputação: Lucas Rossi
Brand PR Manager: Carolina Garrido
Produtora da Ação: Sherpa42 e Nalata.art
Planejamento Criativo Estratégico: Maju Lopes
Gestão de Projeto: Ph Caixeta, João Ribeiro, Bianca Scarparo e Paula Maia
Direção de Arte: Bianca Baderna
Head de Criação: Mariana Pérez
Pré Produção: Bruna Lacativa e Giuliana Correa
Gerente de Produção: Luan Mello
Financeiro: Nádia Lopes
Curadoria Artística: Luan Cardoso
Artistas: Marcella Riani e Rafael Uzai
Produção Artística: Nalata.art
Direção de Produção: Marcel Mangione
Assistente de artista: Dek Suave
Assistente de pintura: Thiago Sol e Guilherme Devaz
Produtora de Imagem: Bravo Film Company
Direção: J.Brivilati
Produção Executiva: Bia Basilio
Coordenação de Produção: Nubra GSanches
Direção de Produção: Marcos Eduardo de Aquino
Ajudantes de Produção: Alex Carvalho da Fonseca
1AC: Paulo Rodrigues da Silva (Paulinho)
Timelapses e Social Content: Kaue Di Camargo
Hyperlapses, Cidade e Guerrilha: Lucas Guido
Produtor de Objetos: Claudia Cologni
Ajudante de Objetos: Lucas da Silva Cavalcante
Figurinista: Karina Kohatsu
Assistente Figurino: Fernanda Garcia Ferreira
Make: Miriam Reico Kanno
Produção de Elenco: Victor Cinquini
Fotografia Still: Az Brunas
Montagem: Ana Dolfini
Color Grading: Adonias Dantas
Motion Design: Raphael Bahy
Diretora Financeira: Monica Gaibina
Assistente Administrativo: Roberta Gois
Agradecimentos:
Cinecam (Tiago)
Monstercam
Best Comunicação (Elisangela)
GBI Seguros (Katia Pelaes)
Transkinderr
Ed Vans (Willian)
Transporte Guerrilha (Marcos Muniz)
Transporte Objetos (Renato Batista)
Secom (Carvalho)
CET
SPCine