Abertura da Semana Mundial do Brincar discute a relação entre criança e natureza

- PUBLICIDADE -

Na manhã desta segunda-feira (22) gestores da rede municipal de Guarulhos participaram da abertura oficial da 11ª edição da Semana Mundial do Brincar no auditório da Secretaria de Educação. Com o tema A Natureza no Brincar, o evento contou com a participação do escritor indígena Daniel Munduruku e da pedagoga Ana Carol Tomé, além da banda infantil do Cemear e da participação dos educandos surdos da classe bilíngue da EPG Crispiniano Soares.

Munduruku falou sobre a importância da natureza para o ser brincante, de como o tempo indígena é diferente daquele do povo ocidental. Discorreu ainda sobre a cidade e as gerações que acompanham a fase da infância. “A gente vive o tempo todo correndo atrás do tempo e esquecemos de viver o presente. A criança precisa ser simplesmente criança, vivenciar todas as quatro estações, assim como é composto o ciclo da vida: criança, jovem, adulto e velho. É preciso aprender com a natureza essa singularidade”, explicou o indígena sobre a natureza ser o melhor instrumento para educar.

Por sua vez, Ana Carol Tomé compartilhou experiências vividas como professora de escola pública e pesquisadora da relação entre criança e natureza, como o brincar se constrói no cotidiano escolar e o quanto se aprende brincando. “Somos responsáveis pela infância plena das nossas crianças, por ter um olhar mais atento para a primeira infância, pois elas têm entrado cada vez mais cedo nas escolas. Por isso, precisamos criar melhores oportunidades de pesquisa e aprendizagens para o bom desenvolvimento integral”.

Educação de Guarulhos como referência

Presente no evento, o prefeito Guti destacou o trabalho pedagógico das escolas e a referência que tem sido a educação de Guarulhos no Estado, no país e internacionalmente. “Nossa rede tem sido premiada em outros países por ter uma educação de excelência, uma referência no mundo. Faço questão de mostrar os programas executados com o apoio de nossos diretores da rede pública e de ser o porta-voz de uma educação acolhedora e inovadora para nossas crianças”, elogiou Guti ao lado do vice-prefeito, Professor Jesus, e do secretário de Governo, Edmilson Americano.

Durante o encontro os alunos da banda infantil do Cemear tocaram a trilha sonora do curta-metragem de animação Kiwi, que conta a história de um pássaro que ultrapassa seus limites para alcançar o sonho de voar. Já os estudantes surdos da classe bilíngue da EPG Crispiniano Soares encenaram a peça teatral A Menina da Cabeça Quadrada, que incentiva brincadeiras tradicionais para as crianças.

Para o secretário de Educação, Alex Viterale, é fundamental compartilhar o que as escolas têm feito e que o brincar faça parte da educação. “Nesta Semana Mundial do Brincar em Guarulhos, que já faz parte do calendário de atividades das nossas escolas, é importante pararmos para refletir e mostrar que o brincar ensina, educa, auxilia, supera qualquer adversidade e faz as nossas crianças mais felizes”.

No encerramento do evento os convidados responderam a perguntas dos diretores da rede de ensino de Guarulhos e discutiram o papel de cada gestor em apoiar e aprofundar as experiências brincantes nos diferentes territórios e ambientes.

Acesse https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/wp_site/brincar/ e confira a programação completa da Semana do Brincar.

- PUBLICIDADE -