Fotografia UNG vence prêmio na Expocom Sudeste 2023

Pelo 4º ano consecutivo o curso está no TOP 5 dos melhores trabalhos da região

Os estudantes do curso de Fotografia da Universidade Guarulhos (UNG), José Vinicius Batista, Luisa Morell e Suellyn Paulon venceram o Prêmio Expocom 2023 durante o 26º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste), realizado entre 1º e 3 de junho, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/ RJ. O aluno José Vinicius representou a equipe no evento, que premiou o projeto intitulado “Ampulheta” na categoria Ensaio Fotográfico Artístico.

Com a conquista do trabalho produzido no primeiro ano do curso, a equipe irá representar a Instituição na etapa nacional do evento, que acontecerá durante o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, entre os dias 29 e 31 de agosto, de forma remota, e presencialmente, de 5 a 8 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica de Minas – PUC Minas, em Belo Horizonte.

A UNG tem se destacado com produções finalistas desde 2012, o que demonstra o potencial dos alunos e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais do curso. Dos 10 projetos experimentais inscritos para a Expocom Sudeste 2023, a UNG foi finalista em mais quatro categorias: Documentário (Mulheres na Ciência, da aluna líder Damaris Marques), Filme de Ficção Curta-Metragem (Significado, do aluno líder Francisco Paez Neto), Roteiro de Documentário (Brincar, Simplesmente Brincar, da aluna líder Isabella Netto) e Revista Laboratório (Mulier, da aluna líder Victoria Freitas). As três primeiras produções foram orientadas pelo coordenador dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Fotografia da UNG, Alex Francisco. A revista, pelo professor Inácio Rodrigues.

Para o estudante José Vinicius, o reconhecimento do trabalho é gratificante. “Estou muito feliz por ter ganhado o prêmio da Expocom e por toda a experiência que essa viagem me proporcionou. Foram momentos e aprendizados que jamais vou esquecer. Gostaria de expressar meu profundo agradecimento à UNG e ao nosso professor e coordenador, Alex Francisco, por abraçarem e acreditarem em nosso trabalho. Também não posso deixar de mencionar a Luisa e a Suellyn, que fazem parte do meu grupo. Sem elas, nada disso teria sido possível. A fotografia na UNG se torna vitoriosa pelo 4º ano consecutivo, e estou feliz por fazer parte dessa história. Orgulho de todos nós e de até onde a arte pode nos levar”, comemorou.

Segundo o professor Alex, a conquista mostra a qualidade da formação oferecida aos estudantes da UNG. “A Ecos UNG participa da Expocom Sudeste há 10 anos. Este ano temos muito o que comemorar. Três trabalhos indicados foram desenvolvidos dentro do Osga, um dos projetos do sistema Ubíqua de ensino; pelo 4º ano consecutivo o curso de Fotografia está no TOP 5 dos melhores trabalhos do Sudeste; e pelo 2º ano consecutivo vence a etapa regional, torna-se o melhor do Sudeste e é um dos 5 melhores da etapa nacional. Todos os trabalhos que se apresentaram foram desenvolvidos por alunos do 1º ano de seus respectivos cursos, em 2022. Isso prova que estamos no caminho certo quanto a preparar nossos alunos para o mercado com vivências na área da Comunicação, olhar crítico e sensível à realidade. A premiação é uma vitrine importante para a jornada pessoal e profissional desses alunos”, ressaltou.

- PUBLICIDADE -