Refugiados afegãos enfim desembarcam na cidade de Praia Grande

- PUBLICIDADE -

Depois de serem rejeitados por hotéis de Guarulhos, 170 refugiados afegãos que estavam desabrigados no Aeroporto Internacional foram encaminhados para a cidade de Praia Grande pelos governos estadual e federal.

A prefeita da cidade litorânea também os rejeitou colocando Guardas Civis Municipais e Policiais Militares no limite do município, mesmo com os ônibus já na estrada.

Os refugiados chegaram a ficar parados por horas na Via Anchieta aguardando uma solução. Por fim, o governo federal atendeu às condições impostas pela prefeita Rachel Chini, que liberou o desembarque dos afegãos para se hospedarem na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos.

Por volta da 1h desta madrugada, os refugiados afegãos começaram a se instalar subindo para os quartos. As exigências da prefeita de Praia Grande foram: policiais federais ou estaduais na porta da colônia com viaturas para controle de acesso, medida necessária por precisarem de isolamento e para que não sejam diminuídas as equipes de segurança da cidade; montagem de um ambulatório com, no mínimo, dois médicos e equipes para atendimentos e tratamentos; roupas de cama e banho para trocas diárias no enfrentamento à sarna, intérprete, convênio para o pagamento de exames laboratoriais e outros necessários e definição de um prazo de estadia.

- PUBLICIDADE -