Com o tema Regiões do Brasil, o projeto anual da EPG Nazira Abbud Zanardi, no Cabuçu, visa a desenvolver diversas aprendizagens em momentos de interação entre os alunos da escola. Na última segunda-feira (3) a unidade reuniu os trabalhos de todas as turmas por meio de apresentações musicais e exposições com a participação das famílias.
Mais do que sons, palavras e rimas, a música foi utilizada como um instrumento educativo para a turma do 2º ano C, da professora Daniella Feitosa, durante as vivências e aprendizagens ao longo do semestre. “O projeto começou com a região Sudeste no primeiro bimestre e foi acontecendo de forma espontânea com as sugestões das crianças. Elas mostraram interesse pelos estilos musicais que fazem parte de suas vidas, o que inclui movimentos culturais como o hip hop, difundido no Estado de São Paulo. Então decidimos em grupo trabalhar com rima explorando a criação musical e o grafite”, explica Daniella.
As crianças se envolveram em todo o processo criativo e a cada dia surgia uma ideia diferente, como a construção coletiva da letra da música Da Escola para o Mundo. Na sequência surgiu a oportunidade de gravar a música no Estúdio 360 do CEU Continental e depois o clipe em diversos espaços da escola.
“Foram momentos significativos para as aprendizagens das crianças. A música ajudou a lidar com a timidez de alguns alunos, no desenvolvimento cognitivo, emocional e em outros aspectos. O dia da gravação foi de muita emoção e aprendizado. Poder conhecer um estúdio e vivenciar a gravação de uma música foi extraordinário”, relembra a professora Daniella. A região Nordeste foi trabalhada no segundo bimestre deste ano e a turma aproveitou para gravar a versão da música Da Escola para o Mundo no estilo forró. Durante a apresentação os alunos cantaram e dançaram a música e os pais também puderam assistir ao clipe.
Já a turma do Estágio II C, da professora Angela Cristina Bigal, trabalhou com os alunos as comidas típicas do Estado de Pernambuco, dentre elas o bolo de rolo, e também fez atividades de releitura da obra do artista pernambucano Romero Britto e da literatura de cordel, além de conhecerem o ícone do baião Luiz Gonzaga.
O evento contou ainda com a apresentação do professor de capoeira do CEU Continental, Aurélio de Freitas Ferreira, que contou um pouco da história da capoeira, que mistura esporte, luta e dança, o que proporcionou muita interação com o público.
Para assistir ao clipe da música Da Escola para o Mundo acesse https://www.instagram.com/p/CuSaH2QLPo3/. Para ouvir na versão forró acesse https://www.instagram.com/p/CuUVldfLBUB/.