Da Redação
Muita gente que mora em São Paulo não abre mão das funcionalidades que a cidade oferece. É tanta agitação que tem hora que dá vontade de fugir para um lugar mais tranquilo. Com a proximidade do feriado as opções são as mais variadas. Por isso, a Folha Metropolitana traz cinco dicas de cidades turísticas bem próximas da capital para quem tem pouco tempo de fugir da rotina corrida.
Paranapiacaba: Com um toque britânico, a charmosa Vila de Paranapiacaba, pertencente ao município de Santo André, está localizada no limite entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar. São aproximadamente 40 quilômetros da capital, com opção do acesso de trem da CPTM. Aos domingos, é possível viajar pelo Expresso Turístico da CPTM que sai da Estação Luz.
São Roque: A apenas 70 quilômetros da capital, a cidade conserva os ares de interior. No inverno, um bom vinho é a pedida ideal para aproveitar o clima gelado. Quem vai com crianças no fim de semana pode aproveitar o Ski Mountain Park e a Fazenda Angolana. Para os adultos, todos os anos, durante a primavera, São Roque sedia a maior festa do Estado voltada aos admiradores da alcachofra e vinhos.
Holambra: Localizada a pouco mais de 130 quilômetros de São Paulo e conhecida pelo cultivo de flores, a mistura dos dois países está sempre presente nessa charmosa cidade. O projeto inicial dos imigrantes holandeses era fazer da região a maior produtora de leite, e não de flores. Hoje, a cidade é a principal exportadora do Brasil.
Embu: Localizada a apenas meia hora da capital, Embu das Artes encanta por suas ruas de paralelepípedos e construções arquitetônicas típicas dos tempos do Brasil Colônia. Conhecido pela famosa feira de arte e artesanatos, realizada desde a década de 1960, o município recebe milhares de visitantes todos os fins de semana em busca de arte, cultura, lazer e boa gastronomia.
Santos: Por lá, além de toda a extensão da praia, há uma série de opções de lazer. O Aquário de Santos é um deles e é um dos mais visitados pelos turistas. Criado em 1945, é o mais antigo do país. A cidade também abriga o Museu do Café, instalado no edifício da Antiga Bolsa Oficial do Café.
Imagem: Ariel Cahen