Da Redação
Balanço divulgado na semana passada pela Polícia Federal, revela que entre 2015 e 31 de agosto deste ano, 75.560 venezuelanos procuraram a PF em Roraima para regularização da situação migratória. Do total, 46.761 venezuelanos solicitaram refúgio, 14.935 pediram residência e 13.864 aguardam atendimento.
Os dados também indicam que do ano passado pra cá, entraram 154.920 venezuelanos somente pela cidade de Pacaraima (RR), mas 79.402 já deixaram o Brasil. Cerca de 5,2 mil estão em abrigos de Boa Vista e dependem atualmente de ajuda do governo federal. Outros 1.507 foram direcionados ao processo de interiorização.
A Organização Internacional de Migração (OIM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) revelam que 2,3 milhões de venezuelanos estão vivendo fora de seu país e mais de 1,6 milhão já deixaram o país desde 2015.
Desde abril deste ano, mais de mil venezuelanos já foram beneficiados com o processo de interiorização, que leva imigrantes que entram por Roraima para outras cidades do País. O processo de interiorização não é obrigatório e só participam os venezuelanos que querem residir em outras cidades brasileiras.
Neste mês, este processo deve ser intensificado, com 400 pessoas sendo transferidas por semana. De acordo com a Polícia Federal, para a próxima semana, após o feriado, estão programados voos para o Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Imagem: Arquivo/EBC