Olá, sou o Rafael Lima da ERJ Reformas, e hoje em nossa série de dicas de pequenas reformas, vamos falar sobre como consertar a descarga de seu vaso sanitário de forma fácil e prática, mas lembre-se de que na hora que for reformar seu banheiro, sua casa ou seu escritório, conte com a gente!
Antes de começar, é necessário verificar se é possível desligar o fluxo de água antes da chegada no ponto da descarga. Depois, verifique no site do fabricante se existem manuais ou desenhos esquemáticos do seu modelo. Agora, mãos a obra!
1. Com uma chave de Fenda ou Philips, remova os parafusos que seguram a tampa da válvula. Se seu modelo for dos mais antigos, o sistema de remoção da tampa é feito retirando uma porca que envolve o botão de acionamento. Nesse caso, use uma chave de boca ou chave inglesa para girar a porca no sentido anti-horário para a remoção.
2. Caso ainda não tenha fechado o fluxo de água, este é o momento! Feche o fluxo girando a borboleta que se encontra na tampa da válvula.
3. Com a chave de grifo, chave inglesa ou de boca, desrosqueie a tampa frontal da válvula.
4. Ao retirar o conjunto interno da válvula verifique se há sinais de vazamentos, rachaduras, entupimentos, incrustações ou ferrugens no interior. Caso seja necessário, limpe-a com cuidado com uma lixa d’água.
5. Instale o conjunto de reparo, que pode ser comprado facilmente em qualquer loja autorizada da marca de sua descarga. Não se esqueça de substituir o retentor de borracha no furo central da tampa da válvula.
6. Feche a válvula colocando a tampa frontal novamente tomando cuidado ao rosquear para não forçar nem recolocar o conjunto enviesado. Abra o registro novamente e regule a vazão de água através do registro borboleta.
Viu como é fácil? Novamente, você será o herói da casa
Fique ligado que em breve lançaremos o projeto Folha Sua Reforma, onde a próxima casa, ou escritório a ter um cômodo reformado e decorado por nós, pode ser a sua!
#SuaReformaNaFolha #ErjReformas
Imagem: Divulgação