No último domingo (19), a Faculdade de Guarulhos (FAG), integrante do Grupo UNIESP, recebeu uma comitiva do Ministério da Saúde de Angola e membros do consulado angolano. O encontro, com o objetivo de fortalecer laços e estabelecer um convênio com o governo brasileiro, proporcionou à delegação uma visita detalhada às instalações da FAG.
A delegação, composta por 21 membros, incluindo a ministra da Saúde de Angola, Sílvia Paula Valentim Lutucuta, e a cônsul-geral de Angola no Brasil, Stela Santiago, foi recebida pelo diretor da FAG, Fábio Ribeiro, e pelos coordenadores dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia – Nadir Silva, Francisco Chagas e Fábio Prosdócimi, respectivamente. Acompanharam a visita Renato Figueiredo, assessor jurídico, Érica Maldonado, curadora de Projetos Sociais, e Josué de Moraes, renomado cientista na área de doenças infecciosas e parasitárias.
A missão oficial da ministra e sua equipe ao Brasil teve como propósito firmar um convênio que visa capacitar profissionais de Enfermagem angolanos. A FAG expressou sua intenção em contribuir para a formação desses profissionais durante a visita da delegação.
Ao percorrer as instalações da FAG, que englobam clínicas e laboratórios, a ministra Silvia e sua equipe aproveitaram a oportunidade para compartilhar conhecimentos, sublinhando o fortalecimento dos laços bilaterais, principalmente no setor da saúde. O encontro proporcionou uma valiosa troca de experiências e perspectivas sobre os desafios e avanços na área, enriquecendo o debate sobre políticas e práticas globais de saúde.
O diretor da FAG compartilhou sua empolgação com a presença da delegação. “A visita da dra. Silvia Lutucuta e sua comitiva é um marco significativo para nossa Instituição. Estamos entusiasmados com a possibilidade de colaborar para o desenvolvimento conjunto de iniciativas que impactem positivamente a área da saúde”, ressaltou.
A ministra Sílvia também expressou sua gratidão pelo acolhimento: “Ficamos felizes em ser recebidos pela FAG e ter a oportunidade de conhecer suas áreas de atuação”, enfatizou.