Em cerimônia que será realizada na sexta-feira, 16/12, na Unidade 4 do Colégio Parthenon, na Vila Augusta, a Academia Guarulhense de Letras irá comemorar 44 anos de fundação, completados em 8 de dezembro. Na oportunidade, será dada posse a cinco novos componentes da entidade, a saber: a jornalista e escritora Fátima Gilioli, tendo como patronesse de sua cadeira Cecília Meirelles; a psicopedagoga Heidy Lirio da Cruz, tendo como patrono José Manuel Mateos Martinez; o jornalista, escritor e apresentador Roberto Samuel da Silva, tendo como patrono Cornélio Pires; o músico, militar da Aeronáutica, escritor e editor Manoel Monteiro do Espírito Santo Júnior, tendo como patrono Cassiano Ricardo; e o escritor Darlan Zurc (Cruz), que terá como patrono Ary Baddini Tavares. Também escolhida para fazer parte da AGL, a escritora Luciene Vignoli Müller, que terá como patrono Edinaldo Couto, não tomará posse agora, devido a compromisso profissional anteriormente assumido, devendo fazê-lo na próxima reunião ordinária, em janeiro de 2023.
Ao tomar posse, cada um dos novos integrantes falará brevemente sobre o patrono da cadeira que irá ocupar.
No evento, ocorrerá o lançamento da edição no. 24 da Revista da Academia Guarulhense de Letras, contendo poemas, artigos e crônicas de diversos autores.
Durante a solenidade, haverá apresentações da banda Albatroz, do jovem cantor Fábio Augusto e de músicos do Conservatório Musical de Guarulhos.
O atual presidente, Valdir Carleto, transmitirá simbolicamente o cargo ao secretário-geral, Mauro dos Santos Oliveira, que presidirá a entidade no biênio 2023-2024.