Da Redação
A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos entregou à Prefeitura de Guarulhos ontem um Plano de Retomada das Atividades Econômicas, condicionando o retorno à evolução dos casos de covid-19 na cidade. O documento, que contém sugestões sobre uma reabertura regionalizada, foi recebido pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Jorge Taiar.
“Nossa intenção é contribuir com a Prefeitura de Guarulhos na tomada de decisões, neste momento inédito da nossa história. Estamos em sintonia. Sabemos que o prefeito Guti anunciou o início de uma flexibilização a partir desta quarta-feira, dia 6, e que essa iniciativa depende da queda dos casos confirmados. Por isso, o Plano ACE é sugestivo e tem o objetivo de auxiliar o poder público”, explicou o presidente da ACE, Silvio Alves.
O Plano ACE define protocolos para manutenção de higiene, distanciamento, comunicação e monitoramento em cada setor de atividade. E sugere a criação de um comitê, com membros do poder público e de outras entidades representativas, para que esses protocolos sejam seguidos.
“Nossa prioridade é a preservação da vida e da saúde, mas sempre buscando atuar em conjunto para que as medidas de socorro ao setor produtivo da cidade sejam equilibradas e preservem também a geração de emprego e renda”, completou Silvio.
No dia 21 de abril, o prefeito Guti anunciou a edição de novo decreto estabelecendo o início da flexibilização da quarentena, com a inclusão de novos setores como sendo essenciais e a reabertura gradual de outros setores a partir do dia 6 de maio. Segundo o prefeito, a retomada estaria condicionada à adesão da população ao isolamento social e ao achatamento da curva de contágio na cidade.