- PUBLICIDADE - Anuncie

A Associação Desportiva Guarulhos, popularmente conhecida como AD Guarulhos, foi fundada em 1º de fevereiro de 1964 com o nome de Associação Desportiva Vila das Palmeiras, em homenagem ao bairro onde foi fundado. Além das cores, verde e branca, em homenagem à Sociedade Esportiva Palmeiras.

O nome de Associação Desportiva Guarulhos foi adotado em 1994, a pedido do saudoso Paschoal Thomeu, que pediu que o time tivesse o nome da cidade de Guarulhos. Com isso, adotou também as cores azul, branco e vermelho, que fazem parte da bandeira do município. Com o atual presidente Ricardo Agea, a camisa passou a ter a bandeira estilizada.

O time disputou competições amadoras até 1980. Em 1981, o clube se profissionalizou e começou a disputar as competições da Federação Paulista de Futebol. Mas, não se pode deixar de lembrar dos grandes feitos do Vila, como é chamado carinhosamente até hoje pelos seus veteranos, na modalidade futsal, na época futebol de salão.

“O clube contribuiu muito para o crescimento do futebol de salão no Brasil, revelando alguns atletas para seleção. O Vila, agora AD Guarulhos, faz parte dessa história pois surgiu na Vila das Palmeiras, onde foi o início do time de salão, sendo consagrado por conquistas amadoras”, conta Gerson Mozelli, ex-atleta do salão da equipe.

No ano de 1972, mais precisamente no dia 1° de dezembro, o clube enfim é registrado e tem sua ata de fundação, podendo assim disputar a Liga Municipal de Guarulhos, e passando a disputar o amadorismo de 1973 a 1980.

“Na época o time era Shoub, Paulinho, Magrão, Niltinho, Jaime, Mangote, Gerson, Djair, Tonhão. Vamos destacar aqui o Magrão, que era preterido pelo Corinthians, um craque, que não foi por ser Palmeirense, e Miltinho, que virou Milton Ziller e jogou no Corinthians e na Seleção Brasileira, consagrando-se depois como um dos maiores treinadores do país, ganhando títulos nacionais com Wimpro e Atlético Mineiro”, contou o veterano.

Agea ressaltou a importância de o time estar instalado na cidade. “Difícil falar sobre isso, amamos a cidade e a defendemos. Mas, ao mesmo tempo que é uma cidade grande e potente economicamente, estar próximo a capital e não ter canais aberto de transmissões televisivas, redes locais, inibe um pouco o investimento publicitário. Todavia, hoje estamos muito animados pois temos quase 1,5 milhão de habitantes para explorarmos em plataformas digitais, com todos os jogos transmitidos nessas plataformas, e com essa nova forma de ver entretenimento, o crescimento pode acontecer mais rápido”, finalizou o presidente.

A pandemia de covid-19 foi um período difícil, sem jogos para o AD Guarulhos por conta das muitas exigências, pois os mesmos critérios para colocar um time em campo na primeira divisão do futebol paulista e nacional eram para os da segunda divisão. “Superar a pandemia sem deixar de fazer futebol foi uma vitória de todos do clube. Sendo assim, precisamos nos tornar Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e crescer, o investimento é inevitável para crescermos, mas com a diretoria nova, temos boas expectativas para 2023. O clube cresce a cada ano. Ou seja, em aumento de orçamento ou colocando jogadores no mercado de trabalho, são sementes que plantamos que podem dar bons frutos”, explicou Agea.

De acordo com Agea, o público alvo no AD é fantástico pois vai dos seis anos, quando a criança já começa a ver futebol e jogar, até os 100 anos. “Futebol é assim: quem gosta, não muda de paixão. Atualmente nós temos muitas torcedoras mulheres, mães de atletas que se apaixonam pelo clube”, disse.

O AD Guarulhos oferece aos guarulhenses as categorias de base, que revelam atletas para clubes do Brasil e do mundo. “Temos as competições que participamos, inclusive nosso próximo compromisso, que vai levar muito entretenimento para o Guarulhense, é a Copa São Paulo de Futebol Junior. Jogaremos no dia 03 de janeiro, às 13h, no Estádio Municipal Antonio Soares de Oliveira, sendo este o jogo de estreia da sede frente a A.A Flamengo”, descreveu o presidente.

Agea terminou afirmando que o AD Guarulhos tem as cores e o nome da cidade, tem em seu escudo uma turbina de avião. “Somos apaixonados por Guarulhos! Nós lutamos pela cidade e ela merece um time que esteja empenhado pelas principais divisões do futebol, nosso sonho é um dia dar esse presente ao município que tanto amamos”, concluiu.

Guarulhos, parabéns pelos seus 462 anos!!!

- PUBLICIDADE -