Aeroporto consegue AVCB do Terminal 3, mas os outros continuam sem o documento

Brasil, Guarulhos, SP, 20/05/2014. Vista parcial da área de embarque do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo. - Crédito:DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:181529
- PUBLICIDADE -

Mayara Nascimento

Após denúncia exclusiva da Folha Metropolitana sobre a falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em todos os terminais do maior aeroporto da América Latina, o Terminal 3 do GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, passou por uma vistoria no dia 12 de novembro e conseguiu a aprovação do documento. O AVCB é emitido pelo Corpo de Bombeiros e é importante para a segurança de todos que transitam pelo local. Os outros terminais continuam sem regularização.

Segundo o inquérito do Ministério Público Federal (MPF) – Procuradoria da República em Guarulhos, obtido pela reportagem, o documento do Terminal 3 havia vencido em agosto e não foi renovado à época pois um ventilador de exaustão estava danificado e as portas de saída de emergência estavam com as barras antipânico quebradas.

O Edifício Garagem já possui o documento, e agora obras estão em andamento para garantir a renovação do AVCB do Terminal 1 e a emissão do Terminal 2. O plano prevê ações gradativas, de forma que o impacto sobre o fluxo de passageiros, e a exposição a situações de risco a todos que circulam no aeroporto sejam minimizadas. O prazo para conclusão de todos os trabalhos necessários é até janeiro de 2020.

Em nota, a GRU Airport reforçou que possui infraestrutura de combate a incêndio capaz de atender todo o tipo de ocorrência, incluindo Centro de Operações de Emergência, que monitora, ininterruptamente, o complexo aeroportuário; rede de alarmes de incêndio; e Batalhão de Brigada de Incêndio, dotado de caminhões modelo Panther 6X6, mesmo modelo utilizado pelos maiores aeroportos do mundo. A empresa ressaltou ainda que assumiu o complexo aeroportuário já em operação e sem os correspondentes documentos. Desde então, realiza investimentos para a sua adequação e faz a manutenção constante de todos os equipamentos de combate a incêndio.

Imagem: Daniel Teixeira/Estadão

- PUBLICIDADE -