Mayara Nascimento
O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo flagrou 36 balões e 14 pipas próximas às rotas das aeronaves neste ano. No ano passado, a concessionária contabilizou 25 pipas e 28 balões, número que já foi superado apenas nos primeiros seis meses de 2019.
O maior número de objetos foi registrado em época de férias escolares. Quanto às pipas, foram cinco em junho e outras cinco em julho. Já os meses de março a abril, não contabilizaram nenhuma aparição.
A principal preocupação é quanto aos balões, que são considerados de alto risco na aviação, além da prática ser considerada como crime ambiental. Os balões podem colidir com aeronaves, enroscar nas turbinas, provocar incêndios e até cair na pista de pouso e decolagem, causando diversos transtornos. O choque de um balão de 50 quilos contra um avião voando a 450km/h gera uma força de até 100 toneladas.
Em junho foram contabilizados nove balões no céu do aeroporto, número que sobe para 10 em julho. Os dois meses são considerados os mais críticos devido às festas de São João.
Ação
Para conscientizar a população e principalmente as crianças, a GRU Airport firmou parceria com a Secretaria da Educação e visitará cinco escolas nos bairros próximos ao aeroporto até sexta-feira (16). Ontem o CEU Cumbica recebeu a peça teatral “Brincando com Segurança” e contou com a presença de mais de duas mil crianças. Divididas em dois períodos, manhã e tarde, as apresentações mobilizaram cerca de dois mil alunos da rede municipal. A campanha deverá envolver aproximadamente 16 mil jovens e adolescentes dos ensinos fundamental e médio de vinte escolas públicas de Guarulhos.
Estiveram presentes o prefeito Guti e o secretário de Educação, Paulo Matheus. Para Guti a diversão fica ainda mais prazerosa quando não se descuida da segurança. “Somos responsáveis pela segurança de nossos familiares e amigos e devemos atuar como agentes de informação para evitar acidentes. É imprescindível que vocês, crianças e adolescentes, evitem empinar pipas próximas à rede elétrica e escolham campos abertos e parques para se divertir”, destacou Guti.
Imagem: Dario Oliveira/Estadão