Alunos do Atendimento Educacional Especializado participam dos Jogos Escolares

Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE - Anuncie

A animação e a alegria dos alunos do 4º e do 5º ano da EPG Gilmar Lopes, no Jardim Bananal, com os Jogos Escolares Municipais (JEM) já contagiou a escola toda e, se depender da participação dos alunos com deficiência do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Etapa Escolar, a edição 2022 promete ser inesquecível.

Alinhadas à concepção de educação inclusiva da rede municipal, as atividades propostas pela equipe gestora e por professores da unidade escolar focaram em garantir a participação dos educandos com deficiência em todas as fases do evento, desde as atividades que aconteceram na escola até os eventos da etapa regional, que começa no próximo dia 29.

 “Como a escola já tem um trabalho voltado para a inclusão de crianças com e sem deficiência na rotina de atividades, as brincadeiras e os jogos dessa etapa fluíram naturalmente. Merece destaque a participação das famílias dos alunos, que se envolveram e acreditaram na proposta desde o início”, explicou Fernanda Batista, professora do AEE da unidade, sobre a desconstrução de barreiras com o objetivo de dar oportunidades para todos.

Na EPG Gilmar Lopes as práticas inclusivas são fundamentais para a equipe escolar, que em tempos de JEM não economizou energia para garantir um ambiente educacional plenamente inclusivo, no qual todos os alunos pudessem participar e jogar juntos.

Queimada, pique-bandeira, resgate, corda em equipe. Em meio às diferentes modalidades dos jogos, o professor de educação física Thiago Dias explicou que, em sua essência, os JEM são um evento formativo que proporciona aos educandos momentos únicos.

“Após alguns minutos observando esse evento é possível perceber os diversos aspectos trabalhados, como empatia, humanização, socialização, interação, aceitação de resultados, respeito ao próximo, entre outros. Podemos ver claramente alunos que geralmente não se comunicam muito bem, mas que acabam assim fazendo, não apenas pela necessidade que o jogo em si apresenta, mas principalmente pela rica oportunidade de compartilhar, trocar, contribuir, fazer parte e sentir-se pertencente àquela equipe, àquele grupo, àquela escola”.

Em meio às aprendizagens que as atividades dos JEM proporcionaram aos alunos estão a concentração, a compreensão das regras dos jogos e o trabalho em equipe. “Os JEM promovem a participação dos educandos no processo de formação ética, moral e esportiva. Podemos verificar que os alunos participam exercendo sua cidadania e seu relacionamento com o próximo”, comentou o professor Thiago Vinha Teixeira.

Ao final das atividades da Etapa Escolar, na data da entrega de medalhas aos alunos participantes, a equipe escolar observou sementes valiosas de cidadania e respeito às diferenças e ao próximo, que se tornaram ainda mais evidentes no estreitamento de laços que os JEM trazem.

Para saber mais sobre os Jogos Escolares Municipais acesse bit.ly/jem_2022.

- PUBLICIDADE -