- PUBLICIDADE -

Conhecer parte da diversidade da fauna e da flora brasileira, estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre os animais, provocar a discussão e a reflexão sobre preservação e extinção dos animais pelo Homem e manter um contato mais próximo e respeitoso com a natureza. Esses foram os objetivos do passeio ao Zoológico de Guarulhos com os alunos surdos das classes bilíngues das três escolas-polos da Prefeitura que as disponibilizam, ocorrido nos dias 23 e 30 de março.

As crianças puderam ver os recintos dos animais, conhecer o Museu de Ciências Naturais, os leões Madiba a Kalipha, moradores do zoológico desde 2020, além de ter contato próximo com a jiboia Raul, que encantou a turma.

A visita envolveu as EPGs Crispiniano Soares, do Jardim Bom Clima, Edson Nunes Malecka, do Jardim Ponte Alta, e Anísio Teixeira, do Pimentas, e foi guiada pela equipe de Educação Ambiental do zoológico com o apoio da Secretaria de Educação e mediada em Libras por professores bilíngues de surdos.

A atividade, além de proporcionar diversas aprendizagens, também possibilitou aos educandos conhecerem um pouco mais sobre como funcionam os cuidados com as espécies de animais da cidade.

O Zoo de Guarulhos foi criado em 1981 e mantém cerca de 500 animais, de cem diferentes espécies, priorizando a fauna nacional, com 91% de espécies nativas. O zoológico participa de programas de conservação de animais ameaçados, realiza pesquisas científicas e atividades de educação para conservação. Os animais recebem cuidados constantes, tanto preventivos como curativos, por uma equipe de biólogos, veterinários e tratadores incumbidos da manutenção de sua saúde e bem-estar.

- PUBLICIDADE -