Dra Beatriz Gerenutti
Especializada em
odontopediatria pela APCD e docente do curso de especialização em
odontopediatria e atendimento odontológico para bebês Fundecto/USP.
Escola, aulas de idiomas, atividades físicas e várias outras preenchem a rotina diária dos pequenos. Por isso nada melhor do que o período de férias escolares para fazer o check-up odontológico dos seus filhos.
Você sabia que 30% das crianças com idade entre um ano e meio a três, têm lesões de cárie? E que visitas periódicas ao odontopediatra podem reduzir significativamente estes números?
Nas consultas de check-up é realizada uma avaliação, orientação da escovação e uso do fio dental; exame para diagnosticar presença cáries, e se há dentes com defeito de formação HMI (Hipomineralizacão de Molares e Incisivos). Esta alteração pode matar os ameloblastos, que são as células que formam o esmalte do dente. Dessa forma o dente pode apresentar defeitos em sua formação, o que favorece o aparecimento de cáries severas e até perda do dente.
Na consulta de check-up também será avaliada a face da criança, como problemas de mordida que devem ser tratados precocemente.
Aproveitamos o momento da consulta para reforçar:
– Escove os dentes após o café da manhã. Se não tomar, escove assim que acordar.
– Frutas e castanhas são uma excelente escolha para levar na lancheira da escola.
– Almoço: evite sucos e refrigerantes. Deixe-os para aquele dia especial.
– Se a criança tem o hábito de comer doces, dê como sobremesa. Evite os alimentos que contenham cálcio na sua composição.
– Tudo que tem farinha e/ou açúcares provoca cáries. Comeu esse tipo de alimento, escove os dentes.
– Ninguém vai ficar escovando os dentes o dia todo não é mesmo? Então planeje o horário das refeições e coloque os alimentos mais “perigosos” próximos ao momento da escovação.
– Jantar: evite sucos, refrigerantes e sobremesas no jantar. Nada de ficar beliscando guloseimas à noite.
– Logo após o jantar, pais devem o passar fio dental e fazer a escovação dos dentes da criança. Oriente: depois disso só pode tomar água. Se comer outra coisa terá que escovar os dentes novamente.
– Nada de leitinho antes de dormir. Se for na mamadeira, pior ainda.
– Se livre das mamadeiras e copos de bico o quanto antes. De preferência aos copos com canudos e não deixe a criança adormecer mamando.
– Lembre-se: a boca deve estar limpinha para dormir e não cheia de leite, pois ele vai fermentar durante a noite e pode provocar a cárie de mamadeira.
– Aproveite a consulta para pedir ajuda na remoção dos hábitos: chupeta, dedo, mamadeira, etc.
Prevenir é sempre melhor e mais barato do que tratar não é mesmo?
⠀
Marque uma consulta com o odontopediatra e deixe as férias seguras e ainda mais divertidas.