Atitudes conscientes no presente para um futuro sustentável

- PUBLICIDADE - Anuncie

André Arruda – presidente da Prodesp

Fatores ambientais e sociais têm se tornado cada vez mais necessários nos ambientes corporativos e governamentais. Por isso, muito se fala do conceito ESG (Environmental, Social and Governance) para adoção de melhores práticas nas relações de empresas e governos. Transformar o hoje para que o futuro seja melhor é urgente.

É neste cenário surgido com força nos últimos anos, que a Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo – tem atribuído ainda mais importância à Sustentabilidade em suas estratégias de negócio.
Para marcar a Semana do Meio Ambiente e chamar a atenção sobre a necessidade da preservação do nosso planeta, realizamos ação interna de conscientização e de reforço a preceitos já adotados pela Companhia. Também promovemos debates sobre novas ações e políticas sustentáveis.

Somos uma empresa da indústria digital. Nosso maior impacto recai sobre o consumo de energia. Sobretudo em razão do nosso Data Center, um dos maiores da América Latina.

Nos últimos cinco anos adotamos medidas de eficiência, que se refletiram em redução de 12% no consumo de energia; 11% de água; e 35% das emissões de gases do efeito estufa. E em 2021, dentro do processo de adoção da tecnologia led, destinamos para reciclagem e descarte correto de resíduos: três mil lâmpadas fluorescentes, 15,4 toneladas de sucata de papel branco e 9,2 toneladas de papelão.

São ações que reafirmam nossa responsabilidade ambiental. Como a certificação ISO 14001 (Gestão Ambiental), conquistada em 2010 e que quatro anos depois possibilitou sermos signatários do Pacto Global das Nações Unidas, a maior resolução de sustentabilidade corporativa do mundo.

Além disso, em 2022, aderimos ao Acordo Ambiental São Paulo, uma iniciativa da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo –, em que empresas públicas ou privadas se comprometem, de forma voluntária, a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa gradativamente até 2030.

Do ponto de vista ambiental, uma das soluções mais impactantes foi a adoção do SP Sem Papel pela administração pública estadual a partir de 2019. O programa, que visa eliminar a tramitação de impressos nas repartições públicas, já contabiliza mais de 43 milhões de documentos digitais.

Na Prodesp temos a conexão com o futuro no nosso DNA. Para pensarmos em sustentabilidade a longo prazo é necessário agir desde já. Seguiremos fortalecendo a consciência ambiental da nossa empresa, ofertando cada vez mais produtos que contribuam para melhor gestão de recursos naturais. A tecnologia é uma ferramenta transformadora. Devemos usá-la para o bem do planeta e da sociedade.

- PUBLICIDADE -