Regina Pereira
Uma das grandes preocupações das empresas do século 21 é com relação à responsabilidade social. Organizações, buscando a credibilidade e a valorização de suas marcas, desenvolvem programas que beneficiem tanto seus quadros de funcionários como a sociedade. Assim, o voluntariado, que antes dependia de iniciativas particulares e esparsas (tanto de pessoas físicas como de ONGs), ganhou um papel importante dentro destas corporações. E além de servir como instrumento para a prática da contrapartida social, é também uma importante ferramenta para o desenvolvimento profissional do funcionário.
Hoje, temos muitas ações que podem projetar a empresa como uma instituição socialmente responsável. Assim, o que antigamente era uma alternativa tem se tornado essencial para desenvolver e fortalecer a marca e as pessoas que fazem parte dela, independentemente do setor de atuação ou porte da empresa.
O envolvimento e a preocupação com causas sociais é também uma forma inovadora de gerar exposição de uma marca na mídia, contribuindo com o fortalecimento do relacionamento com o seu público. A principal forma de trabalhar com isso é incentivando o trabalho voluntário entre os membros da equipe e criando projetos que favoreçam mudanças sociais positivas.
Com o trabalho voluntário, os funcionários passam a desenvolver novas habilidades, como trabalhar melhor em equipe, tomar iniciativas de liderança e autoconfiança, assim como também passam a propor novas soluções para os desafios diários.
O lado emocional também é trabalhado, e os profissionais passam a ter mais autoconfiança, começam a adotar uma postura de solidariedade com os colegas, sentem-se incentivados em mostrar talentos que estavam reprimidos, desenvolvem a capacidade de aprender, entre várias outras vantagens.
Neste mês de Abril o Lar da Regina Associação de Proteção Aos Animais teve a oportunidade de conhecer funcionários da empresa United Airlines praticando o voluntariado!
Every Action Counts (Toda ação conta)
A cada semestre a empresa United Airlines incentiva seus funcionários ao voluntariado, como forma de autodesenvolvimento de seus colaboradores, e dessa forma, ajudar nossa comunidade, apostando na campanha every actions counts (toda ação conta).
Nesse semestre os funcionários escolheram a causa animal, procuraram uma ONG, e sensibilizados com a história de amor e dedicação do Lar da Regina, entraram em contato conosco e tivemos o privilégio de conhecer pessoas tão especiais.
Foi emocionante ver essa turma reunida e empenhada, através de recursos próprios, organizarem e desenvolverem uma ação que contou com arrecadação de produtos diversos (ração, produtos de limpeza, artigos para nosso bazar), e doações financeiras.
O Lar da Regina está imensamente agradecido pelo apoio recebido e respeito que nos dedicaram, e principalmente por acreditarem no trabalho que realizamos.
Nossa eterna gratidão a todas as pessoas envolvidas nesse lindo projeto!
Sua empresa também pode incentivar seus funcionários a praticarem o voluntariado!
Fazer o bem para o meio ambiente e para a sociedade independe do tamanho da empresa. Como pequenas empresas podem realizar ações de responsabilidade social. Fazer doações a instituições sociais.
As instituições sociais estão sempre precisando de alguma ajuda. As doações podem ser financeiras, mas não necessariamente!
Uma instituição social que atende animais vítimas do abando e maus tratos, por exemplo, precisa de ração, produtos de limpeza, produtos para os animais (caminhas, comedouros, bebedouros, casinhas, produtos de higiene), medicamentos.
Outro motivador importante de doações são os fatores climáticos. No início do período de frio, cobertores, cobertas, roupinhas pet, são muito importantes e necessários.
A empresa pode lançar uma campanha de doação entre seus funcionários e até mesmo junto à comunidade para arrecadar as doações e realizar a entrega em uma instituição social responsável.
Você empresário amadureça essa ideia! Pratique o voluntariado! TODA AÇÃO CONTA!
Imagem: Divulgação