Câmara promove ação com vacinação e testagem para infeções sexualmente transmissíveis

- PUBLICIDADE - Anuncie

Iniciativa, voltada para os funcionários do Legislativo, foi realizada nesta quinta-feira (25/05)

A Câmara Municipal de Guarulhos, por meio de seu Ambulatório Médico, realizou uma ação de vacinação e de testagem para Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), na manhã desta quinta-feira (25/05). A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. Quatro vacinas estavam disponíveis para os funcionários que trabalham na sede do Legislativo: a Dupla Adulto (contra difteria e tétano), Hepatite B, Influenza e Covid Bivalente.

Igor Ribeiro, enfermeiro do Ambulatório Médico, destacou que essa ação é uma maneira de facilitar a vida dos funcionários, economizando tempo, uma vez que não é preciso se deslocar até uma unidade de saúde. Ele lembrou sobre a relevância da vacinação. “Se todo mundo estiver imunizado, não há risco de uma nova endemia dentro da Câmara”, disse.

A enfermeira da Prefeitura Neidna Palazon falou sobre a iniciativa. “A ação in loco é mais fácil para alcançar as pessoas. Então, se o colaborador não pode ir por conta do horário de trabalho até uma unidade de saúde, o fato de uma unidade de saúde vir para dentro da Câmara é benefício porque eu consigo atingir também os colaboradores e isso é muito importante.”

Os testes de ISTs foram realizados por funcionários do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) da Prefeitura. No dia 18 de maio, o CTA esteve na Câmara para uma roda de conversa sobre ISTs com os servidores. “No dia da roda de conversa, viemos desmistificar algumas coisas sobre HIV e ISTs, um preconceito que, às vezes, as pessoas têm. Um dos métodos de prevenção falado foi a importância dos testes rápidos”, afirmou o psiquiatra Lucas Vinicius da Silva, responsável pelo atendimento em saúde mental do CTA.

O médico ainda comentou sobre a testagem em servidores do Legislativo. “Quando começamos com a ação dentro dos órgãos públicos, a gente consegue como exemplo externar para fora a importância de fazer essa testagem e ter um diagnóstico precoce”, disse Lucas.

O presidente do Legislativo, Ticiano Americano (Cidadania), participou da ação e explicou que a iniciativa foi feita pensando na saúde dos funcionários. “Essa é a segunda ação em quase seis meses de Câmara Municipal como presidente. Se Deus quiser, a gente fará novas ações ajudando todo o servidor.”

- PUBLICIDADE -