Como será andar em um carro 100% movido a energia solar? E, principalmente, poder rodar com ele por muito tempo, sem se preocupar em encontrar um ponto de recarga, porque, havendo Sol, ele se carregará continuamente.
Esta é uma das principais vantagens do Lightyear One, que deve começar a circular em 2019 na Europa.
Segundo a startup holandesa Lightyear, que criou o modelo, em regiões com boa luminosidades, como o sul da Europa, o carro pode rodar por meses antes de precisar de uma recarga. E sem depender de combustíveis fósseis ou da energia elétrica gerada por eles.
Em dias nublados ou à noite, o carro pode percorrer de 400 a 800 quilômetros quando totalmente carregado. E ele pode ser carregado em uma tomada comum, também, se necessário.
Até hoje, a energia solar vinha sendo vista como uma fonte complementar para carros elétricos, por causa da intermitência (nem sempre há Sol) e porque não geravam muita potência para o motor. A diferença desses modelos anteriores para o Lightyear One é que ele pode funcionar apenas com energia solar, tem um bom desempenho e pode ser dirigido mesmo à noite, garantem seus criadores.
O carro é do tipo sedã e tem tração nas quatro rodas. A venda do Lightyear One começou em meados de 2017, a um preço de € 119 mil (cerca de R$ 470 mil). Até o final do ano, 15 unidades já haviam sido encomendadas, e as primeiras devem começar a ser entregues no ano que vem.
Foto: Divulgação