Da Redação
Em mais um ano, o visitante tem o privilégio de ver de perto a arquitetura art déco do Jockey Club, revisitada pelo seleto time de profissionais da Casacor São Paulo. A mostra começa hoje e vai até o dia 29 de julho.
Nesta edição, os 81 ambientes são distribuídos numa área de 25 mil m2, em um percurso que faz refletir sobre o que é essencial e a importância da relação entre o homem e a natureza. Afinal, o tema da Casacor 2018 é “A Casa Viva”.
Esta conexão com a natureza acontece das mais variadas maneiras. As plantas não poderiam faltar e surgem exuberantes em espécies brasileiras, vegetações nativas, nas árvores em torno das quais algumas construções se estabelecem. Os limites entre interior e exterior são cada vez menos rígidos, com ambientes abertos, grandes caixilhos, painéis de vidro, portas pivotantes e outros tantos recursos que prolongam o contato com o verde.
Integração é a palavra-chave em ambientes livres, mutantes e com várias funções. Sem abrir mão da inteligência em processos construtivos inovadores e sustentáveis.
As cores também trazem uma pegada orgânica, explorando os terrosos, o rosé, muito verde e azul. Aliadas à madeira, às pedras naturais e aos tecidos, promovem conforto e criam verdadeiros refúgios. Uma das premissas desta edição, aliás, é se desconectar das tecnologias para conviver e compartilhar mais os espaços, para trocar experiências e ser quem você deseja.
Há, ainda, nas referências aos anos 1970 e 1980. Um dos estilos que conquistam espaço é o Memphis, também conhecido como New Design. Ele surgiu há cerca de 30 anos na Itália, questionava padrões de elegância e bebia de fontes como o art déco e a pop art. O resultado eram cores e formas vibrantes, assimetrias e um certa extravagância kitsch.
Serviço:
De 22 de maio e 29 de julho
Terça-feira a sábado, das 12h às 21h
Domingo, das 12h às 20h
Jockey Club de São Paulo – Avenida Lineu de Paula Machado, 875 – Jardim Everest, São Paulo
Foto: Filippo Bamberghi/Casacor