Casamentos homoafetivos caem quase 70% em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

O número de casamentos homoafetivos em cartórios caiu quase 70% nestes primeiros sete meses deste ano em Guarulhos. Os dados são da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

Segundo o levantamento, de 57 casamentos deste tipo em cartórios no ano passado, neste ano foram registrados apenas 18. Em 2017, os números também foram superiores com 56 casamentos registrados no período. No Brasil foram mais de 400 mil uniões em 2019.

A união civil entre pessoas do mesmo sexo foi considerada legal pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2011. Ainda em 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou uma resolução autorizando os cartórios a registrarem as uniões homoafetivas. África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Estados Unidos, Holanda são outros países onde os casamentos são permitidos.

Se em cerca de 50 países os homossexuais e bissexuais já podem ter suas relações reconhecidas legalmente, em quase 70 ter relacionamentos assim ainda é considerado crime.  A lista inclui nações que preveem pena de morte e prisão perpétua para homossexuais, como o Sudão, a Arábia Saudita, o Irã e Paquistão. Os dados são da Associação Internacional de Gays, Lésbicas Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais (Ilga).

Imagem: Divulgação/PMG

- PUBLICIDADE -