A programação do canal 2.3 TV Educação e do aplicativo Centro de Mídias SP foi inaugurada ontem, com uma aula de robótica da professora Débora Garofalo. O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, entrou no ar para dar as boas-vindas a todos os alunos, professores e demais participantes da transmissão.
Débora Garofalo foi eleita uma das dez melhores professoras do mundo em 2019 e falou ao vivo na TV Educação, com transmissão simultânea pelo Centro de Mídias SP, sobre cultura maker, robótica e sustentabilidade. O estudante aprendeu como construir uma mão mecânica com papelão e barbante.
O Centro de Mídias SP disponibilizará aulas ao vivo ministradas pelos professores da rede, permitindo que os alunos façam interações por meio de chat e vídeos. As aulas serão operadas em dois estúdios da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores da Educação do Estado de São Paulo (Efape), vinculada à Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
Além dos professores da rede, a plataforma contará com aulas de youtubers. O download do aplicativo do Centro de Mídias SP está disponível para os sistemas Android e IOS. Para ter acesso, estudantes e professores da rede estadual terão de fazer o login com os mesmos dados usados na Secretaria Escolar Digital (SED).
O aplicativo Centro de Mídias SP foi desenvolvido pela IP.TV e doado à Seduc. A pasta patrocinará internet para que alunos e professores da rede tenham acesso aos conteúdos via celular, sem qualquer custo.
Para isso, firmará contrato com cada uma das quatro maiores operadoras de telefonia: Claro, Vivo, Oi e Tim. Dessa forma, todo o estudante da rede poderá desfrutar das atividades do aplicativo sem utilizar o pacote 4G do celular, sinal de internet wi-fi, ou mesmo quando estiver sem créditos.