A Ciabatta de teatro abriu inscrições para a seleção de atores com DRT (registro profissional) para o espetáculo “Jeremias”, texto e direção de Marcos Lopes, contemplado pelo Edital Fomento ao Teatro e à Dança de Guarulhos 2023, que terá seis apresentações até março deste ano.
A montagem volta aos palcos, após uma releitura atualizada da peça exibida de 2011 a 2015, abordando temas como bullying, sexualidade, preconceito racial e relações familiares.
O diretor do espetáculo busca perfis para interpretar o jovem Jeremias, Cirlene – mãe do protagonista, Betão – personagem que pratica bullying, e Bianca – namorada e cúmplice de Betão. “Quero formar um elenco forte, intenso, e disposto a discutir temas tão relevantes a nossa sociedade, propondo reflexões e reais mudanças de comportamento”, afirmou Lopes.
Os interessados em participar devem enviar breve currículo, fotos e vídeos por meio de links para o e-mail marcosljorn@gmail.com, indicando o personagem que deseja interpretar. As inscrições devem ser enviadas até o dia 25 de janeiro. É imprescindível que os atores sejam MEI (Microempreendedor Individual) para emissão de Nota Fiscal Eletrônica, utilizada para pagamento do cachê.
Os atores selecionados serão comunicados por e-mail e convocados para um teste presencial de interpretação com trechos do texto enviado previamente. Para o intérprete do Jeremias, o teste inclui cantar e tocar uma música (livre escolha).
Descrição das personagens
Jeremias – ator / cantor negro que toque violão, idade entre 18 e 20 anos, perfil físico jovial, magro, cabelos crespos, encaracolados, black power ou dreads (estilo rastafari).
Cirlene – Atriz, idade entre 35 e 40 anos, branca, magra e com visual moderno.
Betão – Ator, idade entre 18 e 20 anos, branco, jovial, alto e porte atlético. Saber andar de skate será um diferencial.
Bianca – atriz, idade entre 18 e 20 anos, branca, magra e estilosa. Os cabelos podem ser coloridos ou ter algum diferencial.
Sobre a Ciabatta
Criada em 2024 por Marcos Lopes, a companhia Ciabatta nasceu no intuito de promover a arte por meio de peças de teatro, musicais, shows, leituras dramáticas e espetáculos inéditos. Levou aos palcos as montagens “Assassinato no Bexiga, quem matou Arnesto?”, “A senhora que fazia tortas”, “Robin Hood – O musical”, “Monólogos da escuridão”, “Romeu e Julieta”, “A flor do sonho”, entre outros.
As apresentações aconteceram no Theatro São Pedro, na Funarte, no Centro Cultural São Paulo, no Teatro Brigadeiro, na Casa das Rosas, e em diversos teatros e casas de cultura de São Paulo.