João Reinaldo Thomaz Neto, 54 anos, o conhecido comerciante de carros usados João Thomaz, não foi eleito vereador em Guarulhos pelo partido que ajudou a fundar, o PSDB, por pouco mais de uma centena de votos. Sua votação na eleição passada passou de dois mil, mas a legenda não o ajudou. Ficou atrás do também suplente Geraldo Celestino, o primeiro da lista que, por sua vez, só tomou assento na Casa por causa da licença de Gilvan Passos, escolhido pelo prefeito para ser seu secretário de segurança.
No lugar do vereador Gilvan, Celestino é vereador atuante praticamente desde o início da legislatura passada, que teve Eduardo Soltur como presidente.
No meio deste mês, Celestino tirou uma licença de vinte dias, abrindo a chance para João Thomaz assumir o mandato pela primeira vez.
Thomaz vinha de uma disputada eleição que escolheu o diretório do PSDB. Candidato à presidente do partido, mais uma vez, perdeu por pouco. Apenas cinco votos de diferença.
“Tudo bem”, diz ele hoje. “De qualquer forma, pelo sistema proporcional, meu grupo encaixou vários nomes no diretório”.
A grande chance
Vinte dias passam rápido e João Thomaz está ansioso esperando sua chance. O recém empossado vereador tem um discurso na ponta da língua para ser pronunciado da tribuna. E alguns projetos para serem apresentados, um deles que estabelece a obrigatoriedade de bebês na rede dos hospitais municipais serem submetidos a um exame coronariano logo depois do parto.
Mas vejam o que aconteceu. Na primeira chance de participar de uma sessão, numa dessas terças-feiras, não teve quórum. Uma rápida passagem de olhos pelo plenário foi suficiente para o presidente, na mesa diretora, decidir: não há número…
Tudo bem, nosso amigo Thomaz teria a quinta-feira seguinte. As sessões acontecem duas vezes na semana.
Só que, também na quinta não houve sessão. Faltou água. Além da sessão ter sido cancelada, o presidente Jesus liberou os funcionários da parte administrativa que tiveram, assim, uma inesperada e bem-vinda folga.
E na terça seguinte?
Pois é… Na terça seguinte também deu vazamento. Houve um corte na energia elétrica. Chegaram a imaginar uma sabotagem, mas a insinuação foi logo descartada. Aconteceu de fato um apagão em todo o centro da cidade. E, mais uma vez…
Vamos ver agora o que acontece hoje.
João Thomaz, uma das importantes lideranças dos tucanos em Guarulhos, aguarda, com uma natural expectativa, sua vez na tribuna.
Hoje, quinta-feira, é dia de sessão. Às duas da tarde.