Lucy Tamborino
Com 19 casos de dengue registrados neste ano, a Secretaria de Saúde reforça o trabalho de combate ao mosquito transmissor, Aedes aegypti. A medida é realizada por meio de profissionais de Saúde, que estão visitando as casas, eliminando criadouros e orientado a população.
Os agentes de saúde são uniformizados, portam crachás e, em caso de dúvida, a pessoa pode ligar para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no telefone: 2436-3666. Um vídeo com orientações para a população também foi produzido pela prefeitura e pode ser acessado nos canais oficiais do município no Facebook e no YouTube. Nele, a bióloga do CCZ, Patrícia de Oliveira, faz um apelo: “Por favor, abram as portas para os nossos agentes de serviços de saúde. Uma vez que temos 30% de casas com recusa e 20% de casas fechadas”.
O combate à dengue está entre as 10 prioridades da Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2019. Estimativa da OMS aponta que 40% de todo o mundo está em risco de contrair o vírus da dengue, o que corresponde a cerca de 390 milhões de infecções por ano. A estratégia da organização para controlar a doença visa reduzir as mortes em 50% até 2020.
Imagem: Divulgação/Fiocruz