O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santos Dumont reuniu na última segunda-feira (22) cerca de 50 pessoas em uma palestra sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Os participantes representavam as famílias atendidas pelo equipamento e a palestra foi ministrada por representantes do Conselho Tutelar do Taboão.
Durante o encontro foi reforçada a importância do fortalecimento dos vínculos familiares, do cuidado, da prevenção e da denúncia, ainda que possa ser apenas de uma suspeita. Ao final os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas histórias pessoais tiraram dúvidas sobre os canais de denúncias.
“Grande parcela da população não tem acesso a informações básicas e o número de crianças e adolescentes vítimas de abuso é uma crescente. É preciso falar a respeito, por mais que tudo pareça óbvio. Informações são sempre necessárias nesse combate”, comentou Cristina Santana Gonçalves, coordenadora do Cras Santos Dumont.
Ela explicou ainda que, desde o ano passado, a unidade conta com o Semáforo do Toque, uma ilustração de um corpo na recepção do equipamento que apresenta lugares do corpo onde elas não podem ser tocadas por outras pessoas. “Com frequência acompanhamos familiares falando a respeito da ilustração com as crianças, sobre onde é permitido ou proibido que alguém lhe toque. Isso nos mostra o quanto o acesso à informação pode transformar histórias”, completou Cristina.
Como denunciar
Por meio do Disque 100, vítimas ou testemunhas de violações de direitos de crianças e adolescentes podem fazer uma denúncia. O telefone é um serviço do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.