Comissão da Mulher avalia PL sobre acompanhamento em exames com sedação

Nico Rodrigues
- PUBLICIDADE -

Vanessa de Jesus, Carlinda Tinôco e Karina Soltur participaram dos debates

Em reunião ordinária na manhã esta segunda-feira (21), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Guarulhos analisou duas proposituras. Participaram das discussões as vereadoras Vanessa de Jesus (Republicanos), Carlinda Tinôco (Republicanos) e Karina Soltur (PSD).  

Entre as propostas analisadas, recebeu parecer favorável o substitutivo nº1 ao PL 2898/2022, de André Alves (Cidadania), sobre a presença de profissional de saúde do sexo feminino durante a realização de exames ou procedimentos que necessitem a sedação de pacientes mulheres. 

A propositura prevê ainda que, caso o serviço de saúde não disponha de profissional da saúde do sexo feminino para o acompanhamento dos procedimentos, será facultado à mulher indicar um acompanhante.  

Presidente da Comissão, a parlamentar Vanessa de Jesus comentou o parecer favorável. “A Comissão da Mulher deu parecer favorável de maneira unânime pela importância de um projeto como esse. Nós sabemos da vulnerabilidade de alguém quando é sedado. Diante de alguns fatos que se tornaram conhecidos, até pela mídia nos últimos tempos, achei imprescindível esse projeto e não tem como um projeto desse não ter parecer favorável”, salientou.  

Também foi avaliado favoravelmente o PL 2946/2022, de Karina Soltur, que trata da distribuição de dispositivo de segurança, conhecido como botão do pânico, para mulheres vitimadas por violência doméstica amparadas com medida protetiva.

- PUBLICIDADE -