Lucy Tamborino
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar os grandes devedores de Guarulhos teve seus integrantes anunciados na sessão da Câmara de ontem. Ao todo 11 parlamentares devem compor a comissão, que ainda não tem data para a primeira reunião. Indicados pelos líderes das bancadas são eles: Geraldo Celestino (PSDB); Zé Luiz Lula e Genilda Lula Bernardes, ambos do PT; João Dárcio (Podemos); Moreira (PTB); Eduardo Carneiro (PSB); Serjão Inovação (PSL); Laércio Sandes (DEM); Luis da Sede (PRTB); Acácio Portella (PP) e Jorge Tadeu (MDB).
A comissão deve se basear no ranking, elaborado em março, dos 100 maiores devedores, que possuem dívidas de tributos com Guarulhos. Muitos desses débitos já se acumulam há anos. A primeira empresa permanece sendo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que acumula sozinha uma dívida superior a R$ 415 milhões contando com as correções, multa, juros e honorários.
Em 2017, em resposta ao requerimento do vereador Edmilson Souza (PT), a Infraero já aparecia em primeiro lugar no ranking. Na época, os 100 maiores devedores da prefeitura totalizavam débitos de mais de R$ 2 bilhões. O montante representa 35,02% do total de débitos ajuizados.
Imagem: Lucy Tamborino