Da Redação
Artistas e produtores ligados à cultura popular se reuniram na noite de ontem, na Biblioteca Monteiro Lobato, durante encontro de capacitação de interessados na 7ª Edição do Edital Culturas Populares 2019. A qualificação, oferecida pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, contou com o apoio da Prefeitura de Guarulhos.
As inscrições para o concurso vão até 16 de agosto. O prêmio neste ano homenageia Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. Serão destinados R$ 5 milhões para 250 iniciativas que visam a fortalecer e dar visibilidade a atividades da cultura popular e tradicional de todo o Brasil, como cordel, quadrinha, maracatu, jongo, cortejo de afoxé, bumba-meu-boi, boi de mamão, entre outras.
Interessados podem se inscrever pela internet, por meio do link http://culturaspopulares.cultura.gov.br/. Nesta edição, cada um dos vencedores vai receber R$ 20 mil.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Secretaria de Cultura de Guarulhos cujo objetivo é fomentar a concepção de projetos culturais, permitindo que mais pessoas se apropriem do passo a passo de sua elaboração. “Além de atuar na formação de produtores culturais, democratizando e ampliando a participação da sociedade civil em grandes editais do país,o objetivo da pasta com a oferta dessa capacitação é fazer com que muitas propostas que ainda estão no campo das ideias alcancem meios para sua verdadeira concretização”, explica o secretário de Cultura de Guarulhos, Vitor Souza.