Da Redação
Na última sexta-feira (13), educadores das Escolas da Prefeitura de Guarulhos participaram do encerramento da ação formativa Diálogos em Rede, no Adamastor Centro. Com foco na discussão da proposta curricular na perspectiva da educação integral, o encontro reuniu professores, gestores das escolas da Prefeitura e instituições parceiras, supervisores escolares, técnicos do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep), entre outros.
Na ocasião, a conferência sobre Educação Integral e territórios educativos proporcionou diferentes possibilidades de articulação de territórios educativos como forma de garantir o desenvolvimento dos indivíduos em todas as suas dimensões. A atividade contou com os palestrantes Helena Singer, Manoel Rodrigues Português e Solange Turgante Adamoli, diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
Abordagens
Helena Singer é membro do Conselho Municipal de Educação de São Paulo e possui doutorado pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de Campinas na área de Educação. Singer contextualizou diversas práticas transformadoras, a influência dos avanços tecnológicos e o impacto a todas as dimensões da vida humana.
“Todos nós estamos conectados e somos todos diferentes. Logo, a primeira coisa que precisamos desenvolver no mundo é a empatia, que precisa ser aprendida e, só aprende vivendo”, comentou Helena, sobre a capacidade de reconhecer diferentes situações envolvidas no processo de mudança na educação.
O diretor da EPG Edson Nunes Malecka, Manoel Rodrigues Português, formado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, falou de como as instituições tem influência sobre as pessoas, indica comportamentos, instrui seus seguidores e que por muitas vezes se fecham nesse universo, constituindo-se a mortificação do eu.
“Cada vez mais as micro-relações do dia a dia vão tomando conta de nós. Muitas vezes deixamos de discutir o que realmente importa, roubando nossa energia. Cabe a nós promover uma educação que humaniza pessoas, colocando a afetividade no processo educativo”, explicou Português, sobre a construção das relações e os avanços conquistados em sua escola.
Foram apresentadas diversas práticas pedagógicas presentes na escola da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira, como gestão democrática, currículo integrado, intersetorialidade. A diretora do Doep abordou diferentes práticas e metodologias de como a criança pode aprender, dos valores escolhidos pelos próprios alunos e pela comunidade, que foram aplicados na unidade escolar, na qual atuou por seis anos.
Espaços de reflexão
A mesa-redonda sobre a reelaboração da proposta curricular abordou os temas presentes nos textos “Educação em Direitos Humanos e Educandos que desejamos formar”, ministrada pelas pedagogas Silvia Piedade de Moraes e Clarice Simplício Lacerda. Os participantes compartilharam situações que ocorrem nas escolas e também foram debatidos qual o papel da escola e quais os direitos dos educandos, com base no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
As sessões do cine-debate aconteceram na secretaria de Educação e proporcionaram a reflexão crítica e discussão sobre assuntos fundamentais no processo de humanização para uma educação integral. Foram apresentados os filmes Como estrelas na terra, Lion – uma jornada para casa, O silêncio dos homens, além dos documentários sobre filosofia, psicologia e direitos humanos.
A programação do evento contou ainda com diversas práticas pedagógicas das áreas de artes realizadas na Rede Municipal de Ensino. A visita-monitorada da mostra das artes sobre autorretrato em cologravura, a professora Ângela Dezoti Consiglio, da EPG Elis Regina, instruiu os professores como fazer o autorretrato e representar suas características físicas utilizando barbante e papelão.
Imagem: Camila Rhodes
Fonte: Prefeitura de Guarulhos