A visita ocorreu na tarde desta terça-feira e teve a diretora do DPAN, Juliana Kopczynski à frente do evento
Integrantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) estiveram na Câmara de Guarulhos na tarde desta terça-feira (28/02), quando falaram sobre a causa animal e a importância dos profissionais da área. “Uma vez por mês visitamos uma cidade para ouvir as demandas e dúvidas dos profissionais”, disse Odenilson Donizete Mossero, presidente do CRMV. Para Mossero, as visitas têm o papel de estimular os profissionais da área a participarem dos debates sobre a causa animal, que é cada vez maior.
A diretora do Departamento de Proteção Animal (DPAN) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Juliana Kopczynski Fernandes de Lima, comandou a visita. “Nós trouxemos o Conselho para falar dos marcos da medicina veterinária e para mostrar a atuação da Prefeitura na proteção animal”, disse Juliana. No evento realizado na Câmara, participaram os vereadores Geleia Protetor (PSDB), Jorginho Mota (AGIR), Janete Rocha Pietá (PT) e Carlinda Tinôco (Republicanos).
A vereadora Janete Pietá defendeu a retomada da Frente Parlamentar de Defesa Animal, a construção de um hospital veterinário público na cidade, a realização de um censo animal e a regionalização do DPAN. Carlinda Tinôco alertou para o fato de existirem muitos animais em vulnerabilidade na cidade. O presidente do Conselho informou existirem 54 milhões de cachorros no Brasil, contra 35 milhões de crianças, com idade de zero a 12 anos.
Além do presidente do Conselho, também participaram da visita à Câmara, a tesoureira da entidade, Rosemary Viola Bosch, e o conselheiro Raphael Hamaoui; a diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, Valeska Aubin Zanetti Mion, além de outros técnicos da Prefeitura.