Consulado de Portugal em SP suspende novos pedidos de nacionalidade

Emissão de passaporte O governo federal anunciou que, a partir de dezembro, não será mais necessário apresentar comprovantes de quitação eleitoral, de serviço militar e de pagamento de taxa para a solicitação de passaportes comuns. As informações poderão ser consultadas pelos agentes da Polícia Federal em um banco de dados desenvolvido pela Casa Civil e que reúne informações gerais sobre os cidadãos brasileiros. Para a solicitação do passaporte, ainda serão requeridos documento de identidade, certificado de naturalização, passaporte anterior e CPF. Foto: Pedro França/Agência Senado
- PUBLICIDADE -

Da Redação

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo suspendeu aos brasileiros pedidos de nacionalidade portuguesa até 2 de janeiro de 2019. O motivo é o “número crescente de pedidos”. O anúncio foi feito no site do órgão e inclui também o Escritório Consulado em Santos.

O Consulado informou que “a demanda crescente por provocar, necessariamente, demoras na capacidade de processamento, análise e conclusão dos novos pedidos apresentados”. De acordo com a instituição, a suspensão foi necessária para evitar lentidão na análise dos processos pendentes.

Caso um cidadão brasileiro não queira aguardar e tenha interesse em dar continuidade ao processo poderá fazê-lo diretamente em uma Conservatória dos Registros Centrais em Portugal. A solicitação pode ser feita pessoalmente ou via procuração, seguindo instruções do site do Instituto dos Registros e Notariado (IRN).

Imagem: Pedro França/Agência Senado

- PUBLICIDADE -