Lucy Tamborino
Dando sequência às investigações, a Controladoria Geral do Município (CGM), realizou uma visita surpresa ontem na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cambará e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paulista. As investigações nas unidades de saúde se iniciaram desde a segunda-feira (29) para apurar denúncias que profissionais não estariam cumprindo sua jornada de trabalho e, ao todo, quatro delas já foram vistoriadas.
A administração municipal informou que a CGM pretende visitar todas as unidades de saúde do município com o objetivo de verificar o funcionamento e o fluxo em geral das unidades de saúde. Eles examinarão, por exemplo, o controle de estoque, as demandas, tempo de espera dos pacientes, os fluxos de trabalho da unidade, as escalas de funcionários em geral, além da estrutura do imóvel, os equipamentos e a acessibilidade.
Ainda na terça-feira (30) a unidade vistoriada foi o Pronto Atendimento (PA) Dona Luiza. No local foram recolhidos documentos, como folhas de ponto e outros ainda relacionados aos funcionários. Já na segunda-feira (29), o Ambulatório da Criança, recebeu a visita do prefeito Guti. Além de estar em intervenção, foi instaurada uma sindicância para apurar as denúncias de que pelo menos quatro médicos lotados na unidade não estariam cumprindo a jornada de trabalho em sua totalidade.
Imagem: Lucy Tamborino