Lucy Tamborino
Problema constante e alvo de reclamação de usuários dos ônibus intermunicipais, o atraso dos coletivos gerou quase 30% a mais de multas aplicadas em 2019. Os dados são do primeiro semestre deste ano e incluem além de Guarulhos, os municípios de Arujá, Mairiporã e Santa Isabel que têm suas linhas operadas pelo Consórcio Internorte.
De acordo com os dados da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), no primeiro semestre deste ano foram 86 multas, contra 67 aplicadas em igual período do ano passado. No semestre de cada ano cerca de 1,1 milhão de viagens foram realizadas. Já em todo o ano passado, foram emitidas 125 multas, o que equivale a uma multa a cada 17,6 mil viagens.
A EMTU garantiu ainda realizar fiscalizações regulares nas linhas de ônibus intermunicipais para verificar o cumprimento da tabela horária pelas permissionárias e concessionárias que operam na Região Metropolitana de São Paulo. Sendo que, se houver irregularidades, na operação da linha em desacordo com a Ordem de Serviço Metropolitano a empresa operadora é autuada.
Os acompanhamentos pelos agentes fiscais também podem ser programados com base nas reclamações registradas nos canais de comunicação com os passageiros, como o site, por meio da ouvidoria, além da Central de Atendimento (0800 724 0555). Sendo importante citar o número da linha e o horário em que os atrasos estão sendo identificados.
Imagem: Lucy Tamborino