Curso sobre inteligência artificial irá modernizar gestão da saúde de Guarulhos

Foto: Freepik
- PUBLICIDADE - Anuncie

A Secretaria da Saúde de Guarulhos deu início ao curso “Inteligência Artificial (IA) com Impacto na Gestão da Saúde de Guarulhos”, um projeto pioneiro que promete modernizar a administração pública de saúde no município. Com foco em ferramentas tecnológicas e aspectos jurídicos relacionados ao uso da IA, a iniciativa busca capacitar os profissionais da área, promovendo eficiência operacional, tomada de decisões baseada em dados e segurança jurídica no emprego de tecnologias inovadoras.

O curso, com uma carga de 20 horas, conta com três turmas formadas por profissionais da pasta. As atividades tiveram início no dia 9 de novembro e se estenderão até 14 de dezembro. Durante esse período os participantes terão acesso a conteúdos práticos e teóricos que os habilitarão a integrar soluções digitais em suas rotinas de trabalho.

Além de otimizar os processos internos da secretaria, o treinamento visa a aprimorar a gestão de dados, ensinando como a IA pode ser utilizada para análise de grandes volumes de informações, ajudando na identificação de tendências e no planejamento estratégico, agilizar o atendimento à população, permitindo respostas mais rápidas às demandas emergenciais e uma melhor alocação de recursos, fortalecer a segurança jurídica, garantindo que o uso da IA respeite os princípios legais e éticos no tratamento de dados e decisões automatizadas, além de inovar a administração pública, criando lideranças mais preparadas para enfrentar os desafios da transformação digital no setor de saúde.

Papel da IA na saúde

A IA tem sido amplamente adotada no setor da saúde em áreas como diagnóstico assistido, predição de epidemias e gestão de recursos hospitalares. No contexto da gestão pública, ela é um catalisador para melhorar a eficiência, reduzir custos e oferecer serviços mais precisos e personalizados à população.

Com esse curso, Guarulhos se posiciona como uma cidade que aposta na tecnologia para construir um sistema de saúde mais integrado, eficaz e alinhado às necessidades do século XXI.

- PUBLICIDADE -