Assunto voltou a centralizar a atenção dos parlamentares; professores municipais completam uma semana em greve
A Sessão Ordinária da Câmara de Guarulhos desta quarta-feira, 03/08, se concentrou em manifestações em favor dos servidores do magistério municipal, em greve há uma semana. Muitos deles estavam no plenário, buscando apoio dos vereadores para suas reivindicações, basicamente a que garante o cumprimento do piso salarial nacional para toda a categoria, com aumento proporcional aos que recebem acima do vencimento base. Com o final do tempo regimental e sem quórum o final da tarde, nenhum item foi deliberado nem votado pelos parlamentares.
Vereadores como os petistas Janete Rocha, Maurício Brinquinho e Professor Rômulo Ornelas, a vereadora pelo PP Márcia Taschetti, Edmilson (PSOL) e Martello (PDT), por exemplo, discursaram em apoio ao movimento dos servidores e do sindicato que representa os funcionários municipais. Os parlamentares defendem que o prefeito Guti (PSD) cumpra a lei federal em questão.
Edmilson, em particular, apresentou um projeto de Lei (PL 1250/2023), que acerta os vencimentos dos servidores ocupantes de cargo do magistério, nos termos da Lei Federal 11.738/2008). Dr. Laércio Sandes (União Brasil), Leandro Dourado (PDT) e Wesley Casa Forte defenderam o PL, sua inconstitucionalidade e a discussão nas Comissões Técnicas Permanentes para votação em Sessão.
Durante os trabalhos, o presidente Ticiano Americano (Cidadania) convidou o deputado federal Carlos Giannazi (PSOL), em visita oficial ao Legislativo, a fazer uso da palavra por dez minutos. Em seu depoimento, Giannazi deu razão às reivindicações do movimento. Segundo ele, a luta pela equiparação ao piso salarial nacional é justa, a Educação e o magistério melhoram com investimentos, com a valorização dos profissionais. Ele pediu, ao concluir seu depoimento, que o prefeito abra um processo de negociação com os servidores.
E uma de suas falas, Janete Rocha Pietá, que também é presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos, informou que as reuniões da equipe, às segundas-feiras, passam das 9h30 para as 11h55 a partir da próxima semana.
A íntegra desta e das demais Sessões pode ser acompanhada pelos canais da TV Câmara Guarulhos no Facebook e no YouTube.