Descubra Piedade, o cinturão verde de SP

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

Para quem está em busca de ar puro e sossego, Piedade é a cidade perfeita para se refugiar. Localizada nos altos da Serra de Paranapiacaba, a uma hora da Capital, o destino integra o cinturão verde do Estado de São Paulo, pela elevada produção de hortifrutigranjeiros. Sua agricultura é diversificada, sendo reconhecida como a maior produtora de alcachofra do Estado.

Outra atração, durante os meses de junho e julho, são as cerejeiras do Japão, que podem ser apreciadas na Festa da Cerejeira, quando acontece sua florada. A cidade oferece aos visitantes ainda trilhas incluindo circuitos ciclísticos e belezas naturais como cachoeiras, mananciais e parques que preservam a Mata Atlântica.

No século XIX, diversas famílias vindas de localidades vizinhas, especialmente de Sorocaba, estabeleceram-se na margem esquerda do Rio Pirapora, um pouco abaixo da confluência com o Ribeirão do Cotianos, formando um pequeno povoado que tinha como pioneiro o bandeirante Vicente Garcia. Entre 1831 e 1835, um tropeiro doou a Vicente uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, em louvor da qual se apressou em construir uma pequena capela.

Devido ao clima muito frio e úmido, e também por suas reservas, a cidade recebeu inúmeros imigrantes alemães em busca do ar puro e do clima “europeu” da região. Piedade ficou conhecida também como “capital da cebola”, chegando a ser a maior produtora do Brasil.

Dentre as atrações está a Cachoeira do Bernardo que oferece trilhas em meio à natureza e a cachoeira com piscina natural.

Um passeio pela Câmara Municipal também é um dos atrativos. Fundado em 1887, o espaço teve grande influência para a evolução da música na região. Durante décadas foi o ponto de encontro dos intelectuais e hoje abriga a Câmara Municipal. Já a Igreja Matriz é um dos cartões postais da cidade. Teve sua pedra fundamental lançada em 1885.

Pelo Caminho das Águas o visitante pode conferir a produção do Camarão da Malásia, mudas de plantas de várias espécies e alevinos. Além disso, pode saborear massas caseiras e outros quitutes.

O imponente prédio da Casa da Cultura construído em 1877 foi sede da Cadeia Pública e Câmara Municipal. Localizada na Praça da Bandeira, hoje é ocupado pelo Departamento de Cultura, Esporte e Turismo.

Outra opção é o Eco Canãa. Localizada em um dos pontos mais altos da Serra de Paranapiacaba, a uma altitude de 1.200 metros, a fazenda oferece total infraestrutura e paisagens deslumbrantes para quem aprecia a natureza.

Considerado um Santuário Ecológico, o visitante pode conferir diversas atrações na Estação Boca do Monte, como o vagão Pulmão, que hoje abriga o restaurante do espaço.

Imagem: Sergio Luiz Jorge/Expressão Studio

- PUBLICIDADE -