A comemoração do Dia da Árvore e também a chegada da Primavera são datas relevantes para orientar a população sobre os cuidados especiais quanto ao plantio e a manutenção das árvores. Por este motivo, a EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, alinhada com ações de preservação do meio ambiente e sustentabilidade, faz um trabalho de divulgação nas comunidades, a fim de ampliar a segurança de todos.
As ocorrências de interrupção de energia por vegetação nas redes são frequentes principalmente entre os meses da Primavera e do Verão, quando são registrados maior volume de chuvas e vendavais.
Para evitar a queda de árvores e galhos sobre a rede elétrica, é importante planejar o plantio de árvores, desde a espécie até o local a ser cultivado, a fim de que no futuro não haja interferência no serviço de distribuição de energia. Para reduzir esse impacto de forma sustentável, a companhia sugere ações simples:
● No momento do plantio, escolha mudas de árvores de menor porte e evite as espécies altas, como eucaliptos, palmeiras e similares. Quanto ao local, nunca plante debaixo ou próximo à rede elétrica.
● O alerta vale também para as folhagens que podem ocultar a fiação. Elas são fator de risco, pois aumentam as chances de contatos acidentais na rede.
● Para realizar o plantio de árvores em área urbana é importante que a prefeitura do município seja acionada para a liberação ambiental. Para o plantio na Zona Rural, valem os mesmos cuidados: sempre longe da fiação elétrica.
● A poda, manutenção e conservação da vegetação, caracterizada como limpeza urbana é responsabilidade do governo municipal. A solicitação do serviço deve ser realizada diretamente ao órgão competente de cada cidade.
● A EDP atua também no serviço de poda quando os galhos se encontram muito próximos da rede elétrica e podem interferir no funcionamento do sistema. O trabalho é realizado a partir de poda preventiva e reforçada no período que antecede o verão.
“A EDP investe continuamente em redes de energia mais protegidas para garantir um convívio mais seguro das populações com vegetação e o sistema elétrico, porém, a queda de galhos e árvores inteiras nas redes tem potencial para causar rompimento de fios e quebra de postes, curto-circuito, além de provocar acidentes”, destaca o gestor executivo, Afonso Celso Ferreira da Silva.
Importante também destacar que o cliente pode solicitar o serviço de poda de vegetação com impacto à rede elétrica diretamente nos canais de atendimento da EDP, pelo site www.edponline.com.br ou pelo aplicativo EDP Online. Nestes canais, o consumidor tem a possibilidade de inserir uma foto, facilitando a localização para a equipe de campo. Há também a Central de Atendimento: 0800 721 0123.